02_contextualiza__o.jpg>
Contextualização
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 16-01-2026. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/clips-contextualizacao .html>
acao_par_ao_empoderamento.webp>
Ação para o Empoderamento Climático e Literacia da Informação e Media: Roteiro A proliferação de conteúdos na internet e nas redes sociais sem ligação a especialistas e à ciência, reforça a necessidades do desenvolvimento sustentável se ancorar na avaliação crítica de fontes e em competências de informação e media.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Ação para o Empoderamento Climático e Literacia da Informação e Media: Roteiro [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 29-05-2024. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4354 .html>
Comissao_europeia_greencomp.webp>
Comissão Europeia: GreenComp No espaço europeu o GreenComp ou o Quadro Europeu de Competências de Sustentabilidade (European Sustainability Competence Framework) define as competências necessárias para a transição ecológica e sustentável.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Comissão Europeia: GreenComp [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 22-05-2024. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4355 .html>
UNESCO_educacao_para_o_desenvolvimentos.webp>
UNESCO: Educação para o Desenvolvimento Sustentável A concretização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2015) exige uma transformação na forma como pensamos e agimos.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: UNESCO: Educação para o Desenvolvimento Sustentável [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 16-05-2024. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4356 .html>
unesco_estudo_sobre_enviesamento.webp>
UNESCO: Estudo sobre Enviesamento de Género em IA Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a UNESCO e o IRCAI publicaram Challenging Systematic Prejudices An Investigation into Bias Against Women and Girls in Large Language Models. Conheça as conclusões deste estudo que mostra que os LLM perpetuam e fazem escalar preconceitos.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: UNESCO: Estudo sobre Enviesamento de Género em IA [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 16-04-2024. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4357 .html>
Pegada_de_carbono.webp>
Pegada de carbono da biblioteca: estudo de caso Aceda às principais conclusões deste projeto de investigação e formação pioneiro, que usou a calculadora da pegada e da impressão digital de carbono da biblioteca e envolveu, entre 2020-2021, 13 bibliotecas públicas da Finlândia. Aceda às principais conclusões.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Pegada de carbono da biblioteca: estudo de caso [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 19-03-2024. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4358 .html>
qual_e_a_impressao_digital_de_carbono.webp>
Qual é a Impressão Digital de Carbono da sua Biblioteca? A Rede de Bibliotecas Escolares contactou a Carbon Footprint Ltda, especialista em emissões de carbono, que informou que o cálculo da Impressão Digital é qualitativo e que o importante é medir com precisão a Pegada de Carbono, para que esta possa ser reduzida e ser feito um plano para atingir zero emissões nos próximos anos.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Qual é a Impressão Digital de Carbono da sua Biblioteca? [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 11-03-2024. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4359 .html>
cidadania_democratica_eficaz.webp>
Cidadania Democrática Eficaz
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Cidadania Democrática Eficaz [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 08-03-2024. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4148 .html>
o_papa_francisco_e_a_ecologia.webp>
O Papa Francisco e a Ecologia Integral
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: O Papa Francisco e a Ecologia Integral [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 08-03-2024. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4147 .html>
Racismo_e_discriminacao.webp>
Racismo e discriminação: atividades educativas e ebook
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Racismo e discriminação: atividades educativas e ebook [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 08-03-2024. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4146 .html>
UN_COP28_e_o_papel_das_bibliotecas.webp>
UN: COP28 e o papel das bibliotecas
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: UN: COP28 e o papel das bibliotecas [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 08-03-2024. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4145 .html>
Unesco_recomendacao_sobre_educacao_para_.webp>
UNESCO: Recomendação sobre Educação para a Paz
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: UNESCO: Recomendação sobre Educação para a Paz [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 08-03-2024. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4144 .html>
conhece_a_pegada_de_carbono.webp>
Conhece a Pegada de Carbono da sua Biblioteca?
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Conhece a Pegada de Carbono da sua Biblioteca? [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 04-03-2024. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4360 .html>
relatorio_global_de_confianca.webp>
Relatório global de confiança 2023 Segundo o relatório global Edelman Trust Barometer 2023 (23.ª ed.), que resulta da resposta de mais de 32.000 pessoas de 28 países a questionários digitais, regista-se uma falta de confiança nas 4 principais instituições: empresas, governo, ONG e meios de comunicação social.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Relatório global de confiança 2023 [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 13-11-2023. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4361 .html>
onu_como_envolver_significativamente.webp>
ONU: Como envolver significativamente os jovens nas decisões? O Resumo de Políticas 3, publicado pelo Gabinete Executivo do Secretário-Geral das NU, Envolvimento significativo dos jovens nas políticas e nos processos de tomada de decisão, destaca o papel dos jovens no alcance dos ODS, podendo inspirar decisões que envolvem a biblioteca escolar.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: ONU: Como envolver significativamente os jovens nas decisões? [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 22-09-2023. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4362 .html>
bibliotecas_escolares_sustentaveis.webp>
Bibliotecas escolares sustentáveis No dia 2 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Palmela foi apresentado o Guia de Boas Práticas Ambientalmente Sustentáveis em Bibliotecas Escolares.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Bibliotecas escolares sustentáveis [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 17-05-2023. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/3874 .html>
a_educacao_e_a_decada.webp>
A Educação e a Década: Contributos da Biblioteca Escolar Luta para erradicação/ prevenção da discriminação múltipla e do racismo, de que as pessoas afrodescendentes são frequentemente alvo e de promoção dos direitos humanos.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: A Educação e a Década: Contributos da Biblioteca Escolar [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 02-05-2023. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/3872 .html>
Dia_Internacional_do_Povo_Roma.webp>
Dia Internacional do Povo Roma: evidências, abordagens e recursos educativos De acordo com dados apresentados pelas bibliotecas escolares no âmbito do Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação 2021-2025, foram realizadas em 2021 seis projetos e atividades – alguns no âmbito do projeto Todos Juntos Podemos Ler - envolvendo a cultura e pessoas da comunidade cigana e com a participação de um total de 1.529 crianças e jovens.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Dia Internacional do Povo Roma: evidências, abordagens e recursos educativos [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 11-04-2023. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/3867 .html>
8_de_abril.webp>
8 de abril: Dia Internacional do Povo Roma Em linha com o Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação 2021-2025, para o qual contribui, a Rede de Bibliotecas advoga uma visão de comunidade inclusiva, que valoriza a diversidade e a coesão social, trabalhando nas áreas da educação, da cultura e da informação para erradicar todo o tipo de racismo e de discriminação.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: 8 de abril: Dia Internacional do Povo Roma [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 08-04-2023. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/3868 .html>
igualdade_de_genero.webp>
Igualdade de género: vídeos, questões e factos A nível mundial, a liberdade, a segurança e as perspetivas de futuro de meninas e mulheres continuam posta em causa. Segundo o relatório da ONU Mulheres, Retrato de Género 2022...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Igualdade de género: vídeos, questões e factos [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 30-03-2023. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/3869 .html>
ocde_a_persistencia.webp>
OCDE: A persistência das diferenças de género na educação e competências No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico lança o relatório Gender, Education and Skills: The persistence of gender gaps in education and skills/ Género, Educação e Competências: A persistência das diferenças de género na educação e competências.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: OCDE: A persistência das diferenças de género na educação e competências [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 24-03-2023. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/3870 .html>
onudigitall.webp>
ONU: DigitALL - Inovação e tecnologia para a igualdade de género Ouvir e registar histórias de vida de e sobre meninas e mulheres que experienciaram formas de exclusão e violência digital ou se levantaram contra o assédio, a discriminação na educação e no trabalho, na legislação e em todos os setores da vida diária, bem como recolher e refletir sobre estudos, dados e evidências sobre (des)igualdade de género em ambiente digital, podem ser outras formas de consciencializar e capacitar para a transformação digital.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: ONU: DigitALL - Inovação e tecnologia para a igualdade de género [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 16-03-2023. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/3871 .html>
IFLA_Liberdade_intelectual2.webp>
IFLA: Liberdade intelectual | temas – problemas (continuação) O jornal oficial da IFLA é um jornal digital gratuito que publica artigos de investigação, estudos caso e ensaios originais sobre informação e bibliotecas. A edição de outubro, dedicada à Liberdade Intelectual, aborda diversos tópicos, dos quais apresentamos exemplos, dando continuidade ao artigo anterior.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: IFLA: Liberdade intelectual | temas – problemas (continuação) [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 02-12-2022. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/3361 .html>
IFLA_Liberdade_intelectual.webp>
IFLA: Liberdade intelectual | temas - problemas A edição de outubro do jornal oficial da IFLA é dedicada à Liberdade Intelectual e foi desenvolvida em colaboração com o Comité Consultivo da IFLA sobre Liberdade de Acesso à Informação e Liberdade de Expressão para marcar o 20.º aniversário da Declaração da IFLA sobre Bibliotecas e Liberdade Intelectual. O jornal reúne artigos de investigação, estudos caso e ensaios originais sobre o tema e aborda diversos temas-problemas, dos quais apresentamos exemplos.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: IFLA: Liberdade intelectual | temas - problemas [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 30-11-2022. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/3360 .html>
Ifla_direitos_culturais.webp>
IFLA: Direitos Culturais ResiliArt x Mondiacult: Bibliotecas que permitem um acesso inclusivo e significativo à cultura promovido pela IFLA, a 23 de fevereiro, discutiu o ponto de vista da biblioteca para o papel da cultura nos desafios globais. Do encontro, a IFLA destaca 6 prioridades e 8 recomendações, dirigidas à sociedade civil e formuladores de políticas.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: IFLA: Direitos Culturais [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 30-05-2022. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/3349 .html>
Como_trabalhar_a_guerra_com_crian_as_e_j.webp>
Como trabalhar a guerra com crianças e jovens?
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Como trabalhar a guerra com crianças e jovens? [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 05-04-2022. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2955 .html>
A_Internet_e_as_ferramentas_digitais.png>
A Internet e as ferramentas digitais até 2030: perspetivas dos europeus Na década que estamos a viver, a importância da Internet e das tecnologias a ela associadas vai acentuar-se de forma ainda mais rápida e impactante do que tem acontecido até agora. Conscientes das consequências que estas mudanças estão a operar na vida das pessoas e das sociedades...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: A Internet e as ferramentas digitais até 2030: perspetivas dos europeus [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 26-01-2022. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2499 .html>
Uni_o_Europeia_desenha_estrat_gia_para_o.png>
União Europeia desenha estratégia para os direitos da criança A Comissão Europeia publicou em 2021 a Estratégia da União Europeia sobre os Direitos da Criança. No âmbito deste quadro mais amplo, a Comissão aprovou uma recomendação veemente para que os Estados-Membros apliquem a Garantia Europeia para a Infância, cujo intuito é...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: União Europeia desenha estratégia para os direitos da criança [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 21-01-2022. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2498 .html>
Plano_Nacional_contra_o_Racismo.png>
Plano Nacional contra o Racismo e a Discriminação, porquê? Se a Constituição da República Portuguesa estabelece a igualdade como princípio que fundamenta a dignidade da pessoa humana - “Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei”...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Plano Nacional contra o Racismo e a Discriminação, porquê? [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 18-01-2022. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2497 .html>
Rede_de_Patrim_nio_Clim_tico.png>
Rede de Património Climático Lançada em outubro de 2019, em Edinburgo, Escócia, a Climate Heritage Network [Rede de Património Climático] 1 é constituída por centenas de organizações de artes, cultura e património...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Rede de Património Climático [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 18-11-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2353 .html>
Bibliotecas_construindo_um_futuro_susten1.png>
Bibliotecas construindo um futuro sustentável A presidência da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) 2021-23, subordina-se ao tema “bibliotecas construindo um futuro sustentável”...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Bibliotecas construindo um futuro sustentável [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 15-11-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2352 .html>
bibliotecas_verdes_IFLA.png>
Bibliotecas verdes: atividades, projetos e recursos da IFLA Uma biblioteca verde define-se pela construção do edifício e gestão que devem assentar, entre outras, na ideia de partilha - do espaço, coleção, informação, equipamentos...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Bibliotecas verdes: atividades, projetos e recursos da IFLA [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 12-11-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2349 .html>
Bibliotecas_Verdes1.png>
Bibliotecas Verdes: edifício e gestão De acordo com o Online Dictionary for Library and Information Science [Dicionário em Linha para Biblioteca e Ciência da Informação]1, Biblioteca Verde (Green Library) ou Sustentável (Sustainable Library...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Bibliotecas Verdes: edifício e gestão [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 08-11-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2348 .html>
Educa__o_clim_tica_e_ambiental.png>
Educação climática e ambiental Equilíbrio ambiental e ação climática são prioridades da agenda das crianças e jovens, estabelecidas com o propósito de alterar hábitos e medidas políticas de consumo e produção...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Educação climática e ambiental [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 05-11-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2347 .html>
Sem_planeta_saud_vel.png>
Sem planeta saudável, não haverá direitos humanos De 31 de outubro a 12 de novembro realiza-se a 26.ª Conferência das Partes sobre o Clima COP26 1 em Glasgow, Escócia, que visa cumprir as metas do acordo de Paris 2, mantendo o aumento de temperatura abaixo dos 1,5ºC...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Sem planeta saudável, não haverá direitos humanos [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 03-11-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2346 .html>
5_Raz_es_para_valoriza__o_das_artes_e_da.png>
5 Razões para valorização das artes e da cidadania O Quadro Estratégico da Rede de Bibliotecas Escolares 2027 - Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro enquadra-se na visão humanista e inclusiva proposta pelo Perfil dos Alunos e advoga a aprendizagem...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: 5 Razões para valorização das artes e da cidadania [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 02-11-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2345 .html>
O_outro_n_s_III.png>
O Outro? O Nós! (III) Porque a compreensão da dignidade humana se transforma continuamente, é histórica e os contornos universais/ uniformes não são suficientes para a reconhecer e proteger, reconhece-se na década de 90 e no cenário económico global, que a igualdade...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: O Outro? O Nós! (III) [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 29-10-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2344 .html>
OoutroN_sII.png>
O Outro? O Nós! (II) O Outro, enquanto plural e sujeito de direitos, voz e representação no espaço público, é recente e frágil. Exige proteção e abertura acrescida para que dê lugar ao Nós, expressão da efetivação das liberdades fundamentais...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: O Outro? O Nós! (II) [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 28-10-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2343 .html>
O_outro_n_s_I.png>
O outro? Nós! (I) m tempo de encerramento desta nova edição, o tema para o qual fomos convocados à reflexão impõe-se, para se perceber o alcance do sujeito nós, desde a dimensão mais próxima à mais distante...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: O outro? Nós! (I) [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 26-10-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2342 .html>
Bibliotecas_abertas_a_todas_as_pessoas.png>
Bibliotecas abertas a todas as pessoas! A 28 de junho de 1969, a polícia de Nova Iorque invadiu o Stonewall Inn, um bar frequentado por gays, lésbicas e trans. A resposta deu origem à designada revolta de Stonewall, considerada um momento fundamental na história do movimento...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Bibliotecas abertas a todas as pessoas! [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 05-07-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2351 .html>
Como_aproximar_os_jovens_das_institui__e1.png>
Como aproximar os jovens das instituições políticas? O Conselho da Juventude (17 e 18 de maio) adotou Conclusões sobre o reforço da governação multinível ao promover a participação dos jovens nos processos de tomada de decisão, nas quais sublinha que os jovens devem ter iguais oportunidades...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Como aproximar os jovens das instituições políticas? [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 01-07-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2350 .html>
A_centralidade_da_cultura.png>
A centralidade da cultura: múltiplos olhares e tessituras Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, celebrado a 21 de maio, foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU)...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: A centralidade da cultura: múltiplos olhares e tessituras [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 21-05-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2340 .html>
Os_Direitos_Humanos_Hoje1.png>
Os Direitos Humanos Hoje Movimentos, partidos políticos e governos discriminatórios, negacionistas e autoritários, inclusive eleitos democraticamente, manifestações e contramanifestações cívicas, feitas à margem das instituições democráticas...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Os Direitos Humanos Hoje [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 30-03-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2339 .html>
A_Hora_do_Planeta.png>
A Hora do Planeta: Água e Alterações Climáticas A Hora do Planeta é uma iniciativa global em que, através de uma ação simbólica - apagar as luzes a uma mesma hora – os cidadãos manifestam, perante si próprios e os líderes mundiais, a sua preocupação ...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: A Hora do Planeta: Água e Alterações Climáticas [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 22-03-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2338 .html>
Dia_Internacional_da_Mulher1.png>
Dia Internacional da Mulher: 8 de março A ONU Mulheres definiu como tema do Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2021 (IWD 2021): “Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual num mundo COVID-19”...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Dia Internacional da Mulher: 8 de março [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 01-03-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2337 .html>
Direito___participa__o_das_crian_as_e_jo.png>
Direito à participação das crianças e jovens A Convenção sobre os Direitos da Criança 1 das Nações Unidas (20 de novembro de 1989) modifica o estatuto das crianças e jovens no espaço publico e privado, sobretudo a partir do artigo 12.º: “direito de...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Direito à participação das crianças e jovens [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 26-02-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2336 .html>
Estrat_gia_da_UE_para_a_Juventude_2019_21.png>
Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 A Resolução do Conselho da União Europeia e dos Representantes dos Governos dos Estados-Membros definiu uma Estratégia da União Europeia para a Juventude 2019-2027...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 28-01-2021. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2335 .html>
Dia_dos_Direitos_Humanos_20201.png>
Dia dos Direitos Humanos 2020 O Dia Mundial dos Direitos Humanos assinala a data em que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) ...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Dia dos Direitos Humanos 2020 [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 10-12-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2051 .html>
Campanha_da_ONU_contra_o_racismo.png>
Campanha da ONU contra o racismo 2020 #FightRacism é uma campanha, lançada em dezembro de 2019 pela ONU que, tendo a duração de...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Campanha da ONU contra o racismo 2020 [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 01-12-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2082 .html>
Na__es_Unidas_e_Educa__o_para_a_A__o_Cli.png>
Nações Unidas e Educação para a Ação Climática A Organização para as Nações Unidas (ONU) promove a Educação Climática através da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que disponibiliza recursos e atividades educativas...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Nações Unidas e Educação para a Ação Climática [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 20-11-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2055 .html>
MobilizAR.png>
MobilizAR “Como melhorar a qualidade do ar, diminuir o ruído e mudar a mobilidade rumo à poluição ZERO?” é a questão levantada por MobilizAR – Rumo à Poluição Zero da Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: MobilizAR [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 25-10-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2052 .html>
A__o_clim_tica.png>
Ação climática - “E se começássemos apenas com uma canção?”
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Ação climática - “E se começássemos apenas com uma canção?” [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 08-10-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2056 .html>
Crise_clim_tica___Professores_e_comunida1.png>
Crise climática – Professores e comunidade podem ter um papel ativo Dia 25 de setembro de 2020 os jovens das cidades portuguesas, tal como os de milhares de cidades no mundo, responderam ao apelo do movimento internacional Fridays For Future ...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Crise climática – Professores e comunidade podem ter um papel ativo [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 30-09-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2054 .html>
Construir_o_futuro_com.png>
Construir o futuro com os novos líderes Iniciativas globais Advogando que a educação é o instrumento mais eficaz de promoção da equidade, do bem-estar humano e do planeta e que é uma responsabilidade...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Construir o futuro com os novos líderes Iniciativas globais [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 20-09-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2053 .html>
Os_Direitos_Humanos_e_a_Covid_19.png>
Os Direitos Humanos e a Covid-19: relatório e ciclo de webinars (CNDH) A pandemia provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e pela doença Covid-19 provocou uma crise de saúde pública sem precedentes que obrigou à tomada de medidas urgentes...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Os Direitos Humanos e a Covid-19: relatório e ciclo de webinars (CNDH) [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 10-09-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2059 .html>
Sou_mulher_hoje_e_depois.png>
Sou mulher hoje e depois? O que dizem e como dizem as mulheres sobre o seu lugar no emprego, na família e no espaço público? E o que dizem os especialistas sobre estas matérias?
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Sou mulher hoje e depois? [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 10-09-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2058 .html>
IFLA___Chamada_para_submiss_es.png>
IFLA - Chamada para submissões sobre a saúde sexual e reprodutiva das meninas e mulheres Respondendo ao apelo do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos para apresentar contributos sobre os direitos das mulheres e raparigas...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: IFLA - Chamada para submissões sobre a saúde sexual e reprodutiva das meninas e mulheres [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 03-09-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2060 .html>
Quebra_gelo1.png>
Quebra-gelo
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Quebra-gelo [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 25-05-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2076 .html>
O_que_pode_a_biblioteca_fazerIV.png>
O que pode a biblioteca fazer? - Parte IV A biblioteca escolar deve criar oportunidades, designadamente por via do cultivo da sensibilidade e da imaginação que as artes e a cultura permitem...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: O que pode a biblioteca fazer? - Parte IV [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 20-05-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2064 .html>
Que_pode_a_biblioteca_fazerIII.png>
O que pode a biblioteca escolar fazer? - Parte III oje não se chega à verdade da forma teorética e especulativa como Descartes ou Kant o fizeram, nem...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: O que pode a biblioteca escolar fazer? - Parte III [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 15-05-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2074 .html>
Que_pode_a_biblioteca_fazerII.png>
O que pode a biblioteca escolar fazer? - Parte II É no contexto de um currículo interminável, a desenvolver ao longo da vida e articulado que devemos falar de competências, capacidades comuns...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: O que pode a biblioteca escolar fazer? - Parte II [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 10-05-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2075 .html>
Que_pode_a_biblioteca_fazerI.png>
O que pode a biblioteca escolar fazer? - Parte I A biblioteca escolar apoia e desenvolve o “currículo escolar” (vs. currículo nacional, currículo local…) [1] trabalhando na resolução de problemas ou na abordagem de temas-problemas.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: O que pode a biblioteca escolar fazer? - Parte I [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 05-05-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2073 .html>
Din_micas_para_a_constitui__o_de_grupos.png>
Dinâmicas para a constituição de grupos Constituir grupos é divertido, promove o exercício de competências sociais, desenvolve a inteligência coletiva, facilita a colaboração, a entreajuda e o bem-estar.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Dinâmicas para a constituição de grupos [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 30-04-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2077 .html>
Outros_livros_e_conte_dos_criativos1.png>
Outros livros e conteúdos criativos A reflexão sobre Álbuns gráficos para o desenvolvimento estaria incompleta caso não deixássemos aqui uma menção a dois outros projetos internacionais com livros...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Outros livros e conteúdos criativos [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 28-04-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2078 .html>
Hist_rias_Daqui_e_Dali_II1.png>
Histórias Daqui e Dali II - Histórias coletivas no âmbito do tema da igualdade de género Imaginem uma história contada a partir de um problema comum, o da igualdade de género, que pode afetar qualquer pessoa em qualquer lugar...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Histórias Daqui e Dali II - Histórias coletivas no âmbito do tema da igualdade de género [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 28-04-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2081 .html>
A_lbuns_gra_ficos_para_o_desenvolvimento.png>
Álbuns gráficos para o desenvolvimento A necessidade de construir lugares de encontro, reflexão e diálogo, a respeito dos problemas que afetam as crianças e os jovens nas suas vidas diárias, pode ser facilitada pela disponibilização, leitura ou, mesmo, exposição de álbuns gráficos...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Álbuns gráficos para o desenvolvimento [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 26-04-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2079 .html>
50_Dia_da_Terra.png>
50.º Dia da Terra -12 documentários e outros recursos Desde 1970 que todos os anos, a 22 de abril, se comemora o Dia da Terra para chamar a atenção para a importância de o ser humano viver em harmonia com o Planeta...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: 50.º Dia da Terra -12 documentários e outros recursos [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 22-04-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2070 .html>
Dia_Mundial_da_Liberdade_de_Imprensa_202.png>
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2020 O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é comemorado, desde 1993, a 3 de maio, por iniciativa da ONU.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2020 [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 19-04-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2061 .html>
Todas_as_campanhas_e_guias.png>
Todas as campanhas e guias - Igualdade de género A Estratégia para a Igualdade de Género 2020-2025 pretende incentivar e acelerar a igualdade entre homens e mulheres....
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Todas as campanhas e guias - Igualdade de género [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 12-04-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2057 .html>
Abril_20201.png>
Abril 2020: Saúde ou liberdade?
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Abril 2020: Saúde ou liberdade? [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 10-04-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2062 .html>
Todos_contra_a_desinforma__o1.png>
Todos contra a desinformação Liberdade, democracia e respeito são palavras de ordem da União Europeia. São valores que a Comissão Europeia tem vindo a defender...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Todos contra a desinformação [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 08-04-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2063 .html>
Vencer_a_infodemia.png>
Vencer a infodemia Procurando conter a disseminação de informação falsa ou enganadora (fake news), sobretudo a partir das redes sociais, a União Europeia investe na promoção da literacia mediática...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Vencer a infodemia [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 25-02-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2071 .html>
Qual___a_import_ncia_do_mar.png>
Oceano – Educar para uma geração azul Qual é a importância do mar para o ser humano? E para o planeta? Qual é o valor estratégico do mar para um país costeiro como Portugal, bem como para os seus habitantes?
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Oceano – Educar para uma geração azul [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 20-01-2020. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2080 .html>
Festival_de_V_deo_da_Juventude1.png>
Festival de Vídeo da Juventude PLURAL + | ONU Reconhecendo os jovens de todo o mundo “como agentes poderosos de mudança social”, a Organização...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Festival de Vídeo da Juventude PLURAL + | ONU [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 31-12-2019. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2085 .html>
Ambiente.png>
Ambiente - Dimensões do problema e respostas
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Ambiente - Dimensões do problema e respostas [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 15-12-2019. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2086 .html>
Filmes_que_contribuem_para_a_transforma_.png>
Filmes que contribuem para a transformação A Help Images (ONGD criada em 2008) é uma produtora de conteúdos multimédia (filmes, vídeos, documentários) que, no âmbito do projeto I LOVE 2 HELP...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Filmes que contribuem para a transformação [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 10-12-2019. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2087 .html>
10_de_dezembro_.png>
10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, assinala o dia em que a Assembleia Geral das Nações...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 01-12-2019. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2084 .html>
Giving_Tuesday1.png>
Giving Tuesday – Movimento global de generosidade Giving Tuesday é um movimento que incentiva as pessoas à ação em prol do bem comum: dar o seu tempo, conhecimento...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Giving Tuesday – Movimento global de generosidade [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 01-12-2019. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2083 .html>
Todos_chamados_a_participar.png>
Todos chamados a participar Francisco Ferreira, Presidente da "Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável"....
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Todos chamados a participar [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 31-10-2019. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2088 .html>
Crise_clim_tica.png>
Crise climática - Não podemos ser neutros nem pouco rigorosos A Future World (lançado a 14/05/2019) é um documentário da revista britânica Dazed, protagonizado...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Crise climática - Não podemos ser neutros nem pouco rigorosos [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 04-05-2019. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2089 .html>
Garantir_um_futuro_ao_patrim_nio.png>
Garantir um futuro ao património A destruição pelo fogo da Catedral de Notre-Dame, em Paris, ocorrida a 15 de abril, marca uma ferida na história e identidade...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Garantir um futuro ao património [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 01-05-2019. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2095 .html>
Greta_Thunberg__A_nossa_casa.png>
Greta Thunberg, A nossa casa está a arder Notícias sobre Greta Thunberg e o movimento estudantil que lidera, Fridays for Future
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Greta Thunberg, A nossa casa está a arder [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 20-04-2019. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2090 .html>
Decida_o_seu_futuro.png>
Decida o seu futuro Eleições europeias 26 de maio de 2019 - destavezeuvoto.eu
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Decida o seu futuro [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 15-04-2019. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2091 .html>
Media_Sociais_e_Pol_tica.png>
Media Sociais e Política As redes sociais são o espaço público comum onde todos nos encontramos e formamos opiniões...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Media Sociais e Política [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 10-04-2019. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2092 .html>
Greve__s_aulas_pelo_clima.png>
Greve às aulas pelo clima - Esta geração é "a última a poder salvar o planeta"
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Greve às aulas pelo clima - Esta geração é "a última a poder salvar o planeta" [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 09-04-2019. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/1940 .html>
Mulheres_de_abril.png>
Mulheres de abril Até fim de maio irão ser contadas testemunhos de mulheres que, anonimamente ou com consciência e compromisso...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Mulheres de abril [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 09-04-2019. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2096 .html>
Elei__es_Europeias_2019.png>
Eleições Europeias 2019 – Eu voto! Não há desenvolvimento sustentável (humanitário, ambiental, económico…) sem participação democrática de todos os cidadãos em todas as instâncias de poder. Os pequenos gestos do dia-a-dia...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Eleições Europeias 2019 – Eu voto! [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 09-04-2019. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2093 .html>
Tribunal_Aberto_.png>
Tribunal Aberto – Formar para a Cidadania O incremento do conhecimento e da tecnologia amplifica o conteúdo dos direitos fundamentais (designadamente nas áreas da aprendizagem e da cultura)...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Tribunal Aberto – Formar para a Cidadania [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 08-04-2019. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2094 .html>
Neg_cios_Estrangeiros1.png>
Negócios Estrangeiros n.º 19 – Especial Direitos Humanos No âmbito da comemoração do 70.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Negócios Estrangeiros n.º 19 – Especial Direitos Humanos [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 04-04-2019. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2097 .html>
Comemora__es_dos_Direitos_Humanos.png>
Comemorações dos Direitos Humanos 2018 assinala o ano da proclamação dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, dos 40 anos da sua publicação oficial em Portugal e da adesão de Portugal...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Comemorações dos Direitos Humanos [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 01-12-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/1944 .html>
Pr_mio_Boas_Pr_ticas_Ensino_Escolar_.png>
Prémio Boas Práticas Ensino Escolar | Erasmus+ Inserido no programa europeu Erasmus +, o projeto Network of Democratic Citizenship [Rede...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Prémio Boas Práticas Ensino Escolar | Erasmus+ [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 23-11-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/1941 .html>
Harmonia_em_tempo_de_crise.png>
Harmonia em tempo de crise Respostas musicais da atualidade ao apelo criativo que situações...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Harmonia em tempo de crise [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 15-11-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/1942 .html>
Armist_cio_1918_20181.png>
Armistício 1918-2018 Dia 11 de novembro, às 11 horas, há 100 anos atrás, as cornetas tocam o cessar-fogo, assinalando o fim...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Armistício 1918-2018 [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 11-11-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2099 .html>
Reconstru__o_de_c_digos_de_estilo.png>
Reconstrução de códigos de estilo
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Reconstrução de códigos de estilo [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 02-11-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2098 .html>
Milkman_de_Anna_Burns1.png>
Milkman de Anna Burns – 50.º Man Booker Prize Em 2018 o mais prestigiado galardão britânico para literatura em inglês é atribuído a Milkman [Leiteiro], da escritora da Irlanda do Norte...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Milkman de Anna Burns – 50.º Man Booker Prize [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 16-10-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/1939 .html>
Princesa_Eugenie_escolhe_vestido.png>
Princesa Eugenie escolhe vestido de casamento com o propósito de mostrar cicatriz A neta da rainha Elizabeth II casa, aos 28 anos, com o Jack Brooksbank e escolhe para a...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Princesa Eugenie escolhe vestido de casamento com o propósito de mostrar cicatriz [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 12-10-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/1938 .html>
Movimento_cultural_Nova_Academia1.png>
Movimento cultural Nova Academia Mais de uma centena de escritores, jornalistas e atores, suecos e de outras origens, insurge-se contra a decisão, tornada pública em maio, da Academia Sueca não atribuir o Nobel...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Movimento cultural Nova Academia [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 10-10-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/1937 .html>
Dia_Mundial_da_Sa_de_mental.png>
Dia Mundial da Saúde Mental – 2018, Os Jovens e a Saúde Mental num Mundo em Mudança (OMS) Atualmente, todas as nações do mundo são um país ‘em desenvolvimento’ quando se trata de saúde...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Dia Mundial da Saúde Mental – 2018, Os Jovens e a Saúde Mental num Mundo em Mudança (OMS) [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 10-10-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2103 .html>
Denis_Mukwege_e_Nadia_Murad_.png>
Denis Mukwege e Nadia Murad - Nobel da Paz 2018 Nadia Murad, 25 anos, Prémio Sakharov de Direitos Humanos e primeira Embaixadora da Boa Vontade para a Dignidade...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Denis Mukwege e Nadia Murad - Nobel da Paz 2018 [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 05-10-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2108 .html>
Pr_mio_Nobel_da_F_sica_2018.png>
Prémio Nobel da Física 2018 “As mulheres da Física existem”, “precisamos celebrá-las” e “sinto-me honrado por fazer parte destas mulheres”...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Prémio Nobel da Física 2018 [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 02-10-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2104 .html>
Sistema_Terrestre1.png>
Sistema Terrestre: Casa Comum da Humanidade E se fosse criado um sistema que desse, a todos os que cuidam do planeta, benefícios económicos...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Sistema Terrestre: Casa Comum da Humanidade [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 24-09-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2107 .html>
Marielle_Franco1.png>
Marielle Franco (1979-2018) | Brave Walls (Amnistia International)
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Marielle Franco (1979-2018) | Brave Walls (Amnistia International) [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 12-09-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/1945 .html>
Maryse_Cond_.png>
Maryse Condé, Prémio alternativo ao Nobel da Literatura 2018 Feminista e ativista de 81 anos, cuja obra aborda os temas do poder, do género e da raça...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Maryse Condé, Prémio alternativo ao Nobel da Literatura 2018 [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 10-09-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2100 .html>
spirou4rights.png>
#spirou4rights - Exposição Spirou, mascote e protagonista da Spirou Magarine (Editions Dupuis) é considerado, por parte da ONU, símbolo...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: #spirou4rights - Exposição [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 09-09-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2101 .html>
Hist_ria_de_Portugal_no_contexto_atual.png>
História de Portugal no contexto atual Recomendação, por parte do Conselho da Europa (ECRI - Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância), de alterações sobre a narrativa da história...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: História de Portugal no contexto atual [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 08-09-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/1943 .html>
Luta_pela_mem_ria_e_atividade_dos_museus.png>
Luta pela memória e atividade dos museus Poucos dias decorridos sobre o incêndio que, a 2 de setembro, destruiu o edifício histórico...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Luta pela memória e atividade dos museus [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 07-09-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/1936 .html>
Cidades_Charter.png>
Cidades Charter A gravidade e o custo dos problemas atuais pode inibir a ação individual, pelo que há que, segundo Paul Romer, dar oportunidade às pessoas...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Cidades Charter [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 01-09-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2105 .html>
MUTRAMA.png>
MUTRAMA — Música Tradicional da Madeira Revisitada No Teatro S. Luís, em Lisboa, é realizada a primeira apresentação, no continente, do álbum de recriação da música tradicional...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: MUTRAMA — Música Tradicional da Madeira Revisitada [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 23-08-2018. [Consult. 10-10-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2106 .html>
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard