Suporte > Recursos > Cidadania e biblioteca escolar | Pensar e Intervir > Clips

Nações Unidas e Educação para a Ação Climática

A Organização para as Nações Unidas (ONU) promove a Educação Climática através da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que disponibiliza recursos e atividades educativas, em diversos idiomas, dirigidos a crianças e jovens de todas as idades.

Por exemplo: Em preparação para o clima - Um guia para escolas sobre as ações climáticas

Neste guia a mudança climática é trabalhada a partir de muitas questões globais, por exemplo:

- Desigualdade e ética “uma vez que os países em desenvolvimento são os menos responsáveis pela mudança climática, mas são os mais expostos ao risco de seus efeitos”;

- “Desigualdade de gênero porque, em muitos contextos, as mulheres e meninas são mais vulneráveis aos seus efeitos do que os homens”;

- Produção, transformação e transporte de alimentos;

- Construção de infraestruturas;

- Tecnologias.

Por este motivo a Educação Climática faz parte da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Sem desvalorizar a ação internacional concertada, aposta na transformação de cada pessoa e de cada comunidade por via da educação, isto é, de conhecimentos, adquiridos com base em “parcerias comunitárias”, de competências - “pensamento crítico, criativo e sobre o futuro”, “trabalho em equipa” - e de valores capazes de transformar o mundo (Introdução, p.2).

“Você quer ajudar a criar uma sociedade mais saudável, mais justa e mais ambientalmente sustentável? Você quer capacitar as crianças e jovens a fazerem o mesmo? Você quer tornar sua escola amiga do clima? Se assim for, este guia é para você!

As diretrizes e exemplos baseiam-se numa pesquisa que contempla projetos de ação climática em 55 escolas de 12 países. Todas as escolas da pesquisa fazem parte da Rede do Projeto de Escolas Associadas da UNESCO, Rede PEA”.

Para além da Unesco, também o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) considera que a crise climática é uma crise dos direitos humanos das crianças e incentiva a educação para a ação climática, por exemplo a partir d’ A maior lição do mundo, iniciativa que promove a consciencialização e ação sobre os ODS com base num conjunto de materiais pedagógicos multilingues que apelam à participação das crianças e jovens de todas as idades.

 

Fonte da imagem: Unesco. Em preparação para o clima - Um guia para escolas sobre as ações climáticas (https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000260418)

 


Desenvolvimento sustentável   •   Educação ambiental

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard