Novidades Crescer com a leitura Saber usar os media Dominar a informação Avaliação

atividades de apoio à iniciativa 7 Dias com os Media [13.03.2024]
Saber usar os media
Aqui há ódio!!: Abordagem do conceito de discurso de ódio, identificação de ódio online e elaboração de uma campanha contra o discurso de ódio. [1.º CEB]
As aparências iludem!: Reflexão sobre o poder dos conteúdos audiovisuais no incentivo ao ódio, através da exploração de imagens e de vídeos manipulados. [2.º CEB]
Traz paz!!: Abordagem do conceito de discurso de ódio, identificação de ódio online e criação de uma campanha contra o discurso de ódio. [2.º CEB]
Visões além do óbvio: um olhar que conecta!: Reflexão sobre o poder das imagens e do contacto visual na formação de narrativas e opiniões, por meio da análise de um filme. [3.º CEB]
Respeito, ofensa ou ódio?!: Análise de comentários a publicações de jornais portugueses para identificação e compreensão de tipos de discurso numa rede social. [3.º CEB]
Repensa a narrativa. Tece a paz!: Análise de narrativa(s) em redes sociais para identificação dos elementos que moldam as mensagens e influenciam as perceções do público. [ES]
#Insta… Mood: Análise do funcionamento dos efeitos visuais na realização de um filme e incentivo ao pensamento crítico sobre o assunto. [ES]
 

atividades para apoio ao dia da internet mais segura [06.01.2024]
Saber usar os media
Inteligência Artificial – O que é?: Atividade para familiarizar os alunos com conhecimentos básicos sobre Inteligência Artificial. [1.º CEB]
QI: Quem indica?: Abordagem do conceito de algoritmo de recomendação e reflexão sobre as suas vantagens e perigos. [1.º CEB]
IA explicada por miúdos: Atividade para apropriação do significado de Inteligência Artificial (IA) e identificação de situações em que a mesma se manifesta. [2.º CEB]
Olha quem fala!: Abordagem do conceito de chatbot e reflexão sobre os seus potenciais impactos. [2.º CEB]
IA para aprender?!: Abordagem do conceito de Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) e reflexão sobre as vantagens e desvantagens da sua utilização. [3.º CEB]
Aceito... ou talvez não!: Exploração, análise e avaliação crítica de cenários de utilização da Inteligência Artificial (IA). [3.º CEB]
Rap IA: Rimas Lusitanas: Criação de uma letra de rap sobre a cultura portuguesa, com apoio de um modelo de linguagem de IA Generativa, e produção de um vídeo. [3.º CEB]
Chat... what?: Análise de um vídeo e reflexão sobre as implicações dos chatbots na comunicação online. [ES]
Oráculo digital - Uma jornada filosófica com o ChatGPT: Exploração filosófica da experiência religiosa budista, por meio de diálogos críticos facilitados pela inteligência artificial. [ES]

Novas atividades [23.11.2023]
Crescer com a leitura
Ler como um especialista: Leitura e análise de obras literárias em que os alunos assumem diferentes papéis. [1.º CEB; 23.11.2023]
Uma longa viagem: Reflexão sobre as experiências dos refugiados a partir da leitura de um livro. [1.º CEB; 23.11.2023]
Direitos para crescer: Reflexão sobre as principais necessidades de um animal e alargamento às necessidades das crianças e ao seu direito à sobrevivência e ao bem-estar. [1.º CEB; 23.11.2023]
Vamos escrever legendas: Análise e legendagem de imagens de capas de livro. [1.º CEB; 23.11.2023]
 
Saber usar os media
No País da Verdade: Exploração do tema da desinformação a partir da leitura de um conto.[2.º CEB; 23.11.2023]
As nossas ideias brilhantes: Exploração do conceito de criatividade através do visionamento de um filme. [2.º CEB; 23.11.203]
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard