Projetos

Dia da Internet mais Segura

Durante o mês de fevereiro, celebra-se anualmente o Dia da Internet mais Segura; em 2024, no dia 6. Ao longo dos anos, este dia junta milhões de pessoas sob o lema “Juntos por uma Internet melhor”.


Edição de 2024

[06.01.2024]

O Centro Internet Segura, cujo conselho de acompanhamento a RBE integra, propõe para este ano o tema Inteligência Artificial.

Sendo uma questão que se encontra na ordem do dia, a Rede de Bibliotecas Escolares tem publicado, e continuará a publicar, no seu blogue vários artigos sobre a temática, cuja consulta aconselhamos.

O Dia da Internet Mais Segura é uma iniciativa em que as bibliotecas escolares se empenham, desenvolvendo habitualmente múltiplas atividades, uma vez que vai ao encontro de uma das suas vocações mais relevantes: desenvolver a literacia mediática.

Para apoiar esse trabalho, além de bibliografia de apoio, a Rede de Bibliotecas Escolares, divulga também um conjunto de novas propostas de trabalho, no âmbito do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, que poderão revelar-se boas ideias para abordar, com os alunos ou mesmo com outros docentes, a temática da Inteligência Artificial. Também o MILD, tem uma atividade sobre a matéria que recuperamos.

Para outros assuntos, sugere-se a consulta das propostas de 2022, de 2023, ou mesmo dos recursos Saber usar os media ou MILD - Manual de Instruções para a literacia digital

A todas as bibliotecas que se empenham para participarem neste desafio, a Rede de Bibliotecas Escolares apela a que procedam ao seu registo no formulário próprio, independentemente do tipo de atividade(s) que implementarem: dentro ou fora da temática deste ano, a partir de sugestões da RBE ou de outras.

atividades para apoio ao dia da internet mais segura 2024
Inteligência Artificial – O que é?: Atividade para familiarizar os alunos com conhecimentos básicos sobre Inteligência Artificial. [1.º CEB]
QI: Quem indica?: Abordagem do conceito de algoritmo de recomendação e reflexão sobre as suas vantagens e perigos. [1.º CEB]
IA explicada por miúdos: Atividade para apropriação do significado de Inteligência Artificial (IA) e identificação de situações em que a mesma se manifesta. [2.º CEB]
Olha quem fala!: Abordagem do conceito de chatbot e reflexão sobre os seus potenciais impactos. [2.º CEB]
IA para aprender?!: Abordagem do conceito de Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) e reflexão sobre as vantagens e desvantagens da sua utilização. [3.º CEB]
Aceito... ou talvez não!: Exploração, análise e avaliação crítica de cenários de utilização da Inteligência Artificial (IA). [3.º CEB]
Rap IA: Rimas Lusitanas: Criação de uma letra de rap sobre a cultura portuguesa, com apoio de um modelo de linguagem de IA Generativa, e produção de um vídeo. [3.º CEB]
Chat... what?: Análise de um vídeo e reflexão sobre as implicações dos chatbots na comunicação online. [ES]
Oráculo digital - Uma jornada filosófica com o ChatGPT: Exploração filosófica da experiência religiosa budista, por meio de diálogos críticos facilitados pela inteligência artificial. [ES]
No MILD: Os algoritmos podem limitar a tua liberdade?: Exploração do conceito de algoritmo e reflexão sobre as suas vantagens e desvantagens. [ES]
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard