Media | Refletir | Produzir | 3º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Partilha de opiniões | Discurso de ódio | Redes sociais
Análise de comentários a publicações de jornais portugueses para identificação e compreensão de tipos de discurso numa rede social.
 
 
 
 

Objetivos

  • Identificar exemplos de discurso respeitador e lesivo em comentários de redes sociais.
  • Compreender a diferença entre discurso de ódio e ofensa.
  • Reconhecer e descrever os critérios que caracterizam o discurso de ódio.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo, o docente:
    • estabelece categorias para análise de comentários em redes sociais (ver recurso de apoio – Sugestões para o docente);
    • destaca as características e impactos de cada categoria;
    • explicita os conceitos de “discurso de ódio” e “ofensa" (ver recurso Miniguia para criadores sobre discurso de ódio, pag.5).

  • Em pequeno grupo, os alunos:
    • leem atentamente o recurso Miniguia para criadores sobre discurso de ódio, pag.5;
    • escolhem um jornal específico e acedem à sua página nas redes sociais para analisar os comentários relacionados com artigos ou postagens recentes (ver recursos);
    • selecionam três comentários diferentes e classificam-nos de acordo com os conceitos discutidos (ver recurso de apoio - Tabela de classificação de comentários em redes sociais);
    • exploram os materiais da campanha da ONU “10 ações para combater o discurso de ódio nas redes sociais”, identificando estratégias específicas para combater o discurso de ódio e promover um ambiente online saudável e inclusivo (ver recursos);
    • criam um cartaz que promova o respeito nas interações online.

  • Em grande grupo, os alunos:
    • partilham os resultados da análise dos comentários;
    • apresentam os cartazes produzidos;
    • debatem a importância de saber identificar discursos lesivos, modos de atuação e formas de prevenção.

  • Os cartazes são partilhados nos canais de comunicação da biblioteca.
Sugestão: Os cartazes podem, também, ser impressos e integrar uma exposição sobre o tema na escola. Concomitantemente podem ser realizados debates e/ ou palestras sobre um ou mais dos temas acima sugeridos.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Reflete sobre os usos e a influência dos media na formação da opinião pública.
3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos. 
8. Interpreta criticamente situações em que a ética na comunicação foi infringida, atuando para as prevenir ou ultrapassar (netiqueta, direitos de imagem, respeito, propriedade intelectual, …).

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
3. Revela criatividade no uso dos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

  • Português

5.º ano 
6.º ano 

 

Recursos

Redes sociais/ Instagram

Outro recurso:
Internet Segura. (2019). O que é o discurso de ódio? https://www.internetsegura.pt/sites/default/files/2019-12/junho.pdf 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard