|   | Desenvolvimento 
       Sugestão: Os cartazes podem, também, ser impressos e integrar uma exposição sobre o tema na escola. Concomitantemente podem ser realizados debates e/ ou palestras sobre um ou mais dos temas acima sugeridos.Em grande grupo, o docente: 
         
         estabelece categorias para análise de comentários em redes sociais (ver recurso de apoio – Sugestões para o docente);destaca as características e impactos de cada categoria;explicita os conceitos de “discurso de ódio” e “ofensa" (ver recurso Miniguia para criadores sobre discurso de ódio, pag.5).
 
Em pequeno grupo, os alunos: 
         
         leem atentamente o recurso Miniguia para criadores sobre discurso de ódio, pag.5;escolhem um jornal específico e acedem à sua página nas redes sociais para analisar os comentários relacionados com artigos ou postagens recentes (ver recursos);selecionam três comentários diferentes e classificam-nos de acordo com os conceitos discutidos (ver recurso de apoio - Tabela de classificação de comentários em redes sociais);exploram os materiais da campanha da ONU “10 ações para combater o discurso de ódio nas redes sociais”, identificando estratégias específicas para combater o discurso de ódio e promover um ambiente online saudável e inclusivo (ver recursos);criam um cartaz que promova o respeito nas interações online.
 
Em grande grupo, os alunos:
  
         partilham os resultados da análise dos comentários;apresentam os cartazes produzidos;debatem a importância de saber identificar discursos lesivos, modos de atuação e formas de prevenção.
 
Os cartazes são partilhados nos canais de comunicação da biblioteca. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 2. Reflete sobre os usos e a influência dos media na formação da opinião pública.3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos.
 8. Interpreta criticamente situações em que a ética na comunicação foi infringida, atuando para as prevenir ou ultrapassar (netiqueta, direitos de imagem, respeito, propriedade intelectual, …).
 Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media.3. Revela criatividade no uso dos media.
 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.
 
 |