Media | Conhecer | Refletir | Português | Cidadania e desenvolvimento | Discurso de ódio
Abordagem do conceito de discurso de ódio, identificação de ódio online e criação de uma campanha contra o discurso de ódio.
 
 
 
 

Objetivos

  • Identificar discurso de ódio.
  • Compreender os malefícios do discurso de ódio.
  • Combater o discurso de ódio.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo:
    • Discussão sobre os conceitos de ódio e discurso de ódio (Ver recurso de apoio);
    • Visionamento do vídeo Democracy for Kids: Hate speech – Now and Before (Ativar legendas e tradução para português);
    • Conversa sobre o vídeo e identificação de exemplos onde o discurso de ódio se manifesta;
    • Questionário interativo para identificação de situações de discurso de ódio (ver recurso de apoio).

  • Em pequeno grupo, os alunos respondem às questões:
    • Porque é que é importante combater o discurso de ódio (presencial ou online)?
    • O que é que cada um de nós pode fazer para combater o discurso de ódio?

  • Em grande grupo, os alunos partilham as suas respostas.

  • Em pequeno grupo, os alunos elaboram narrativas de paz que promovam valores de respeito, tolerância e harmonia em oposição ao discurso de ódio. Todas as narrativas terão o título genérico: Traz Paz! e um subtítulo específico (ver recurso de apoio).

  • Em grande grupo os alunos partilham as suas narrativas e selecionam as que deverão ser divulgadas publicamente.
  • As narrativas são divulgadas nos canais digitais da biblioteca. Sugere-se a utilização das hashtags #NãoAoÓdio, #StopaoÓdio e #TrazPaz.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados.
3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos.
8. Debate situações em que a ética na comunicação foi infringida, determinando possíveis consequências.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.
5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

Outro recurso:

#NãoAoÓdio https://www.instagram.com/p/Cybf8dtJAPD/?utm_source=ig_web_copy_link 

Observações

Dependendo do tempo disponível, sugere-se que as narrativas produzidas sejam complementadas com trabalhos no âmbito da produção artística.

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard