Ler | Comunicar | 3.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Compreensão Escrita | Expressão Escrita | Interculturalidade
Entrevista a elementos da comunidade de diversas proveniências geográficas/ culturais.
 
 
 
 

Objetivos

  • Sensibilizar para o acolhimento do outro.
  • Desenvolver a responsabilidade social.
  • Aprofundar competências de escrita.

 

Desenvolvimento

Entrevista a elementos da comunidade de diversas proveniências geográficas/ culturais.

  • Visualização da reportagem Chegar refugiado e ficar como português.

  • Reflexão, em grande grupo e sob a orientação do professor, sobre:
    • as circunstâncias históricas dos testemunhos apresentados na peça jornalística;
    • as possíveis semelhanças entre as experiências relatadas pelos entrevistados na reportagem e as experiências de outros migrantes na atualidade;
    • o acolhimento a migrantes e a refugiados na escola e na comunidade.

  • Leitura do excerto de uma entrevista a uma jovem voluntária de uma ONG que trabalha no apoio a refugiados. 
    • Partilha de opiniões e de ideias sobre a entrevista lida.
    • Análise formal do texto:
      • Identificação da estrutura de uma entrevista;
      • Sistematização das marcas linguísticas deste género textual.

  • Em pequeno grupo, em trabalho autónomo:
    • convite a uma pessoa da comunidade com origem migrante a ser entrevistada, numa data a combinar; 
    • recolha, em documento próprio, da autorização expressa do entrevistado para a gravação, transcrição da entrevista e divulgação de imagem e voz.

  • Em pequeno grupo, em contexto letivo:
    • planificação da entrevista - no plano textual, identificação sumária do entrevistado (nome, idade, proveniência, profissão…) e registo das propostas de perguntas, ordenadas de modo lógico (de 6 a 10);
    • troca de planificações entre grupos, para recolha de feedback;
    • análise das sugestões dos colegas e introdução de eventuais alterações ao plano inicial.
       
  • Em pequeno grupo, em trabalho autónomo: 
    • realização e gravação áudio da entrevista e captação de fotografias;
    • transcrição do ficheiro áudio e de todo o conteúdo da interação entre os entrevistadores e o entrevistado;
    • seleção de uma fotografia do entrevistado e de um excerto áudio particularmente relevante/interessante, para posterior divulgação.

  • Em pequeno grupo, em contexto letivo:
    • textualização da entrevista.
    • revisão:
      • troca dos textos entre grupos, para recolha de feedback;
      • introdução de eventuais alterações ao texto.
Sugestão: a etapa de revisão pode ser orientada por uma lista de verificação (ver exemplo).
    • Edição da entrevista - composição da versão final (texto, imagem e áudio), com recurso a uma ferramenta digital de apresentação.
  • Publicação das entrevistas no jornal escolar e/ou nos canais digitais da biblioteca escolar. 

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos, estabelecendo relações intertextuais a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens.
6. Cria textos originais com intencionalidades comunicativas específicas, respeitando convenções próprias dos géneros e formatos escolhidos.
9. Utiliza, autonomamente e com segurança, as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar e comunicar, em situações do dia-a-dia e de aprendizagem.

Atitudes/Valores:

3. Participa na troca e debate de ideias.
7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. 
8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo
Português
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Esta proposta de trabalho:

  1. aplica as quatro fases previstas no projeto Diário de escritas com a biblioteca: Eu aprendiz / Eu escritor/ Eu revisor/ Eu editor;
  2. pode conjugar-se com a iniciativa Jornalistas em Rede, no âmbito do projeto Da tua biblioteca ao PÚBLICO;
  3. pode surgir no âmbito da leitura orientada da obra O mundo em que vivi, de Ilse Losa, ou de outras que abordem a temática das migrações/ dos refugiados:
    • Fanha, J. (2016). Uma terra prometida: contos sobre refugiados. IN Ed. 
    • Favilli, E. (2020). Histórias de adormecer para raparigas rebeldes: 100 mulheres imigrantes que mudaram o mundo. Nuvem de tinta.
    • Gratz, A. (2019). Refugiado. ASA II. 
    • Raúf, O. Q. (2019). O rapaz ao fundo da sala. Booksmile.
    • Yousafzai, M. (2019). Nós somos refugiadas: a minha jornada e as histórias de raparigas refugiadas de todo o mundo. Presença.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard