Recursos de apoio | Bibliografia recomendada | Webinars
Projeto de escrita de textos de diversas tipologias e com distintos objetivos comunicativos, desenvolvido colaborativamente entre a biblioteca e o conselho de turma/ professor titular de turma e organizado, de forma sistemática, em torno de quatro etapas: Eu, aprendiz | Eu, escritor | Eu, revisor | Eu, editor.
1.1 Seleção de uma tipologia de texto a trabalhar (comentário, exposição, relato, relatório, resumo, texto de opinião, entre outros, previstos no currículo das diferentes áreas curriculares), tendo em conta as disciplinas/ áreas curriculares envolvidas e de acordo com a planificação do projeto de escrita.
1.2 Sessão/ sessões na biblioteca, em articulação com os docentes de Português/ professores titulares de turma, para desenvolvimento de competências de escrita de textos da tipologia selecionada.
Momento de produção escrita de textos da tipologia abordada na biblioteca, em contexto letivo, da(s) disciplina(s)/ área(s) curricular(es) envolvida(s), podendo mobilizar-se os recursos da biblioteca.
Momento de revisão e aperfeiçoamento dos textos criados na etapa 2, com o apoio da biblioteca escolar, em articulação com professores de Português/ titulares de turma.
A revisão/ (re)escrita dos textos, é desenvolvida em trabalho a par/ de grupo, com vista à sua melhoria, através do confronto com outras opiniões / formas de fazer.
Divulgação e partilha dos textos criados, em formato impresso ou digital, num trabalho de colaboração entre a biblioteca e o professor titular/ os conselhos de turma e articulação com parceiros da comunidade. Poderá ser feita uma apresentação pública, com a presença das famílias.