Projetos > PÚBLICO na Escola

Jornalistas em Rede

Isto também é comigo!          Jornalistas em rede          Jornais escolares


Reportagem         Entrevista


No mundo do vinho e das vinhas, Marta Gonçalves e Rita Abreu entrevistaram “uma figura do Douro”. E venceram

[16.06.2022]

José Lacerda respondeu às perguntas das alunas da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real. Entrevista premiada no concurso “Jornalistas em Rede”, promovido pelo PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares. (continuar a ler)


Entrevista a pessoa que sempre quiseste ouvir. Em junho, o teu trabalho pode ser publicado

Depois da reportagem, é a vez da entrevista, segundo momento da iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e do PÚBLICO na Escola destinada a alunos do 9.º ao 12.º ano. Inscrições até 16 de maio.

Público na Escola 20 de Abril de 2022, 17:50

Uma reportagem sobre o regresso da banda filarmónica de Santar aos concertos valeu a Margarida Gomes Monteiro, aluna do 10º ano no Agrupamento de Escolas de Nelas, o primeiro prémio do concurso “Jornalistas em Rede”. O trabalho escolhido pelo júri foi divulgado no final de março. E em meados de junho ficaremos a conhecer o outro vencedor do mesmo concurso, que num segundo momento se foca na entrevista. Ainda estás a tempo de te candidatar. Podes inscrever-te até ao dia 16 de maio de 2022, com uma entrevista feita por ti a alguém com histórias interessantes para contar e que, de alguma forma, se distinga.

O texto final da entrevista deve ter, no máximo, 1000 palavras e três imagens. Estas fotografias, da tua autoria, servem para mostrar ao leitor uma imagem do teu entrevistado que só poderia ter sido captada por ti, naquele local e naquele contexto. Já o texto, deve respeitar as marcas deste género jornalístico que é a entrevista, demonstrar criatividade e ligação à atualidade e ter atenção à qualidade, correção e criatividade no uso da língua portuguesa.

10 dicas

Ver imagem estática 1 | 2

É importante que consultes as regras de participação neste concurso promovido pelo PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares. Para que nada falhe no momento de preparares e fazeres a entrevista, reunimos dez pontos essenciais que podem ajudar-te a captar o melhor do teu entrevistado.

As entrevistas devem ser submetidas pelo professor bibliotecário, através do preenchimento deste formulário. O vencedor, anunciado em meados de junho, será escolhido por um júri composto por representantes do PÚBLICO na Escola e da RBE.

O prémio atribuído à melhor entrevista é a publicação da mesma nas plataformas digitais e redes sociais do PÚBLICO na Escola e da RBE e um voucher, por aluno, no valor de 150 euros para a aquisição de livros/ equipamentos. Será, também, oferecida a assinatura digital anual do PÚBLICO ou uma coleção de livros à biblioteca da escola do autor premiado.

“Jornalistas em Rede” resulta de uma parceria entre o PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares que está em curso desde outubro de 2021, quando foi apresentada num programa Ao Vivo do PÚBLICO: “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO”. Distingue, em dois momentos diferentes do ano letivo, a melhor reportagem e entrevista, “para que entre mais jornalismo nas escolas e a produção jornalística dos alunos tenha mais público”. Um outro concurso, “Isto também é comigo”, convida todos os meses os alunos a escrever textos de opinião, tendo como ponto de partida trabalhos do PÚBLICO que lhes chamem a atenção. Em ambas as iniciativas podem participar estudantes do 9º ao 12º ano.

 


«Estou tão nervosa… primeiro concerto depois de tanto tempo…»

[28.03.2022]

A banda de Santar está de volta aos concertos. Prémio para a reportagem da aluna Margarida Gomes Monteiro
A primeira vencedora do concurso “Jornalistas em Rede”, promovido pelo PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares, frequenta o 10.º ano no Agrupamento de Escolas de Nelas. (Continuar a ler)


Jornalistas em Rede – envio da reportagem até dia 28 de fevereiro

[03.02.2022]

Está a decorrer o concurso “Jornalistas em rede”, uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e o PÚBLICO na escola. Os alunos do 9.º ao 12.º ano podem concorrer, neste momento, com uma reportagem elaborada individualmente ou em grupo de 3 elementos.

Uma vez que o 2.º período teve início uma semana mais tarde e a situação pandémica continua a causar alguma instabilidade na gestão das atividades escolares, o prazo de envio dos trabalhos foi prorrogado para dia 28 de fevereiro e a divulgação dos resultados ocorrerá no dia 28 de março.

Para compreenderem melhor como se faz uma reportagem, os alunos podem aceder ao vídeo abaixo, produzido pelo jornalista do PÚBLICO Marco Vaza.

 


Público na Escola 28 de Outubro de 2021, 10:13

Olha à tua volta, ouve as pessoas e escreve. A melhor reportagem será escolhida em Fevereiro

O concurso tem dois momentos. Nos primeiros meses ocupa-se da reportagem, depois desafia os alunos do 9.º ao 12.º ano a fazer entrevistas.

Textos até 1000 palavras e no máximo três imagens. “Jornalistas em Rede” é como se chama este novo concurso, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares e pelo PÚBLICO na Escola, para estimular nos jovens o gosto pela produção escrita de dois géneros jornalísticos: a reportagem e a entrevista.

Os alunos do 9.º ao 12.º ano podem concorrer com trabalhos em ambos os registos, terão é de fazê-lo em alturas diferentes. O concurso decorre em dois momentos. O primeiro, de 25 de outubro a 7 de fevereiro, ocupa-se da reportagem; no segundo, entre 7 de fevereiro e 16 de maio, são enviadas as entrevistas (consultar regras de participação).

Os textos podem ser elaborados em vários contextos: biblioteca escolar, jornal escolar, projeto de flexibilidade curricular, clube, área curricular, entre outros. A submissão dos trabalhos é formalizada pelo professor bibliotecário, através do preenchimento de um formulário.

“Jornalistas em Rede” insere-se numa parceria entre o PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), apresentada, no dia 25 de outubro, num programa no Ao Vivo do PÚBLICO: “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO”. Para além do concurso promotor da escrita de reportagens e entrevistas, a iniciativa desafia também, todos os meses, os alunos a escrever textos de opinião, tendo como ponto de partidas trabalhos do PÚBLICO que lhes chamem a atenção — “Isto também é comigo” é mensal e destina-se igualmente a estudantes do 9.º ao 12.ºano.

E porque neste momento já estão abertas as candidaturas para as reportagens, é por elas que começamos. Desde logo, ajudando a perceber como se faz uma reportagem. É o que explica, neste vídeo, o jornalista do PÚBLICO Marco Vaza:

 

Recurso de apoio: Como se faz uma reportagem

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard