Voluntários de Leitura - O que pode tornar uma sessão significativa
A missão do voluntário de leitura é ajudar cada criança a descobrir o prazer de ler, com confiança e ao seu próprio ritmo. Ler com uma criança é criar momentos de escuta, descoberta e aproximação. Pequenos gestos e escolhas fazem a diferença no modo como cada sessão acontece.
Algumas ideias-chave
- Durante as sessões:
- Permita ao aluno a escolha do livro/ história a ler, de entre as sugestões pré feitas, assim como a releitura de textos anteriores, o que trará aos alunos mais segurança e conforto;
- Adapte a sessão ao ritmo ao aluno, não apresse a leitura e aceite os silêncios e hesitações como parte do processo, estimulando sempre a tentativa, reforçando os pequenos avanços;
- Opte por pequenos livros ou histórias curtas com qualidade em vez de tentar terminar livros longos;
- Explore imagens, títulos, personagens com perguntas simples para ativar a compreensão;
- Promova a releitura expressiva, encorajando a entoação, a pontuação e a respiração.
- Atitudes e relações:
- Crie um ambiente afetivo e empático, centrado no aluno, com escuta ativa e valorização dos seus progressos;
- Seja consistente na presença e pontualidade, cultivando a confiança e o vínculo;
- Opte pela estrutura Parar | Retomar a atenção | Reiniciar quando o aluno está distraído ou irrequieto:
- A. Faça uma pequena pausa
Interrompa suavemente a leitura com uma proposta que proporcione o regresso à calma, por exemplo:
“Vamos fazer uma pausa de um minuto. Queres esticar os braços comigo?”
- B. Redirecione a atenção
Evite repreensões, use empatia, mas seja firme:
“Às vezes é difícil concentrarmo-nos muito tempo seguido. Queres escolher a próxima página que vamos ler?”
- C. Reinicie com um novo foco
Mudar ligeiramente a abordagem pode ajudar:
- Faça uma pergunta simples sobre a história: “Lembras-te do que aconteceu até aqui?”
- Use o nome da personagem favorita como gancho: “Queres ver o que o Lobo vai fazer agora?”
- Proponha uma mini atividade rápida: escolher uma palavra e tentar lê-la em diferentes vozes (voz de robô, voz muito fina, …)
- D. Se a leitura já não for possível…
Proponha um momento de conversa leve ou jogo verbal breve (ex: inventar um final para a história, dizer palavras começadas por uma letra, …). O importante é manter o vínculo e terminar em bom clima para iniciar a próxima sessão.
- Registo e reflexão:
- Anote brevemente, após cada sessão, o que correu bem, o que foi difícil e o que pode ser ajustado.
- Participe, quando possível, em momentos de partilha entre voluntários, promovidos pela biblioteca e/ou pela RBE.