Público-alvo

Do pré-escolar ao ensino secundário

Contexto

O professor lança às crianças e jovens o desafio para reimaginar a escola/ educação, lançando as perguntas:

    1. Cada turma organiza-se em grupos, cada um com cerca de 5 alunos.

    2. Cada grupo dialoga entre si, apresentando e discutindo propostas que respondam às questões. Depois os elementos de cada grupo devem chegar a um consenso sobre os aspetos mais relevantes a serem representados através de um desenho coletivo, que poderá ser feito numa folha de papel reciclado A3. O grupo elege um título e/ ou frase inspiradora que sintetize as principais ideias.

    3. Cada grupo mostra à turma o seu trabalho e apresenta-lhes oralmente uma síntese da sua visão da escola para daqui a 8 anos e mais além. No final de cada apresentação, discutem as vantagens e desvantagens daquela proposta face ao cenário da escola atual.

    4. Todos os alunos elegem o cenário mais plausível/ desejável/ preocupante.

    5. Posteriormente, podem montar uma exposição com os trabalhos de todos e convidar pais e encarregados de educação, familiares e amigos, elementos da Direção da escola/ agrupamento de escolas e da autarquia a visitá-la e a participar numa discussão para reimaginar a escola. Todos reunidos, cada grupo apresenta o seu trabalho e, depois de todas as apresentações, as crianças desafiam a assistência a pronunciar-se sobre o cenário mais plausível/ desejável/ preocupante, bem como sobre o compromisso de cada um dos convidados para transformar a educação face ao cenário mais desejável.

A iniciativa pode realizar-se com crianças e jovens de todas as idades e a apresentação final dos desenhos aos colegas e à comunidade pode ser realizada através de uma PowerPoint Party [1].

Referência

  1. Rede de Bibliotecas Escolares. (2021). Cegos que, vendo, não veem – Power Point Party
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