Projetos

Transformar a Educação

Transformar a Educação: Das ideias à ação!

Na segunda edição da iniciativa, Transformar a Educação o foco é a mobilização dos jovens, para traduzir as ideias propostas na primeira edição em ações no terreno, daí o complemento: das Ideias às Ações!


Cronograma de Discussões Temáticas

[16.02.2024]

1. Educação Ecológica

26/02/2024, 14:00h - 15:30h (Ligação: https://meet.google.com/axm-hvgi-gus )

2. Aprendizagem digital

26/02/2024, 15:30h - 17:00h (Ligação: https://meet.google.com/xyi-whok-tru )

3. Igualdade de género

28/02/2024, 10:30h - 12:00h (Ligação: https://meet.google.com/ont-qaqb-gjv )

4. Educação inclusiva (sessão 1)

29/02/2024, 14:00h - 15:30h (Ligação: https://meet.google.com/fsb-qrqq-exo )

4. Educação inclusiva (sessão 2)

29/02/2024, 15:30h - 17:00h (Ligação: https://meet.google.com/azo-doai-who )

1. Educação Ecológica | 3. Igualdade de género

28/02/2024, 14:00h - 15:30h (Ligação: https://meet.google.com/opr-nhmm-scn)
1. Educação Ecológica
3. Igualdade de género

2. Aprendizagem digital | 4. Educação inclusiva

28/02/2024, 15:30h - 17:00h (Ligação: https://meet.google.com/yeq-jdzc-qfk)
2. Aprendizagem digital
4. Educação inclusiva

 


Atualização do cronograma

[10.01.2024]
 

Lançamento da edição 2023-2024

[02.11.2023]

Enquadramento

Na segunda edição da iniciativa, Transformar a Educação o foco é a mobilização dos jovens, para traduzir as ideias propostas na primeira edição em ações no terreno, daí o complemento: das Ideias às Ações!

Apela-se à ação no âmbito das prioridades temáticas ou Iniciativas Globais resultantes da Cimeira Transformar a Educação (TES):

  1. Parceria para uma Educação Ecológica – transformar a educação para responder à crise climática e ambiental global;
  2. Garantir e melhorar a qualidade da aprendizagem digital para todos – tornar o ensino e a aprendizagem digitais mais acessível a todos;
  3. Igualdade de género e empoderamento de raparigas e mulheres em/através da educação;
  4. Educação de qualidade, equitativa e inclusiva e aprendizagem ao longo da vida.

Objetivos

Destinatários

Todas as crianças e jovens, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário.

Ação/ mobilização

Em cada agrupamento de escolas escola não agrupada, a partir da biblioteca escolar, são desencadeadas sessões de reflexão e discussão - que devem envolver o maior número possível de alunos - e definidas ações para pôr em prática as ideias apresentadas, de modo a transformar, localmente, a escola/ educação.

Sugere-se que, para cada ação a empreender na escola, seja elaborado pelos alunos um plano simples, no qual indiquem o necessário para concretizarem a ação definida, incluindo parceiros (autarquia, ONG, empresas…), para que a ação tenha continuidade no futuro.

Propostas de atividades

A Rede de Bibliotecas Escolares reuniu em Transformar a Educação: dá voz às tuas ideias! Recomendações para melhorar a escola propostas apresentadas pelos alunos, durante o ano letivo 2022-2023, que podem ajudar à discussão e à seleção da(s) ação(ões) a desenvolver durante este ano letivo.

Processo

Cada agrupamento de escolas/ escola não agrupada interessado em participar:

  1. Realiza sessões de reflexão/ discussão com base em Transformar a educação: dá voz às tuas ideias! Recomendações para melhorar a escola, que reúne as propostas apresentadas pelos alunos, durante o ano letivo 2022/2023;

  2. Define uma prioridade temática ou iniciativa global, no âmbito da qual concretizará uma ou mais ações durante este ano letivo. Sugere-se que para cada ação haja um grupo de trabalho e relator;

  3. Elege um aluno coordenador por cada prioridade temática trabalhada, a quem competirá representar a escola publicamente;

  4. Manifesta o seu interesse em participar, indicando a(s) ação(ões) a desenvolver e o(s) respetivo(s) aluno(s) coordenador(s) e prioridade(s) temática(s) no formulário disponibilizado pela RBE, sendo o(s) professor(es) bibliotecário(s) o(s) responsável(eis) pela sua coordenação e registo;

  5. Apoia a participação do(s) aluno(s) coordenador(es) em sessões à-distância promovidas pela RBE;

  6. Implementa a(s) ação(ões);

  7. Submete informações/documentos, relativas à(s) ação(ões) concretizadas e seu processo (breve descrição, pequeno vídeo ou fotografias);

  8. Apoia a participação numa sessão de âmbito nacional, caso a escola seja selecionada, para apresentação de ações realizadas e reflexão sobre os seus efeitos e continuidade do processo no futuro.

Cronograma

 

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