Iniciativas > Estudos

Níveis de Literacia Mediática: Estudo Exploratório com Jovens do 12º ano

Em 2014, no âmbito do Grupo de Peritos da ‘Media Literacy Unit’ da CE (que atualmente está sob alçada do DG Connect - Directorate General for  Communications  Networks,  Content  &  Technology), é lançado a este grupo o desafio de conduzir, nos respetivos países e de forma voluntária, estudos piloto que avaliem os níveis de Literacia 
Mediática das suas populações.

Em Portugal, este desafio chega ao GILM – Grupo  Informal  sobre  Literacia  para  os  Media  através de Sérgio Gomes da Silva, Perito do Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) que representa  Portugal  naquele  Grupo.

A  ideia  foi então abraçada por investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho que se lançam na realização do estudo com o apoio do próprio GMCS e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

É por esta via que surge, portanto, o presente estudo. 

Tratando-se de um estudo piloto, e não sendo possível contemplar todos os grupos populacionais, decidiu-se que a população-alvo do estudo seriam os jovens estudantes do 12º ano, com idades entre os 17 e os 18 anos, a frequentar escolas públicas a nível nacional.

Interessava conhecer o nível de preparação e de conhecimento que estes estudantes revelam sobre o campo mediático,  numa  fase  que  antecede,  previsivelmente, o ingresso no ensino superior ou no mercado de trabalho.

Recorrendo a uma amostragem não probabilística  por  quotas,  segundo  as  NUT  II,  o  estudo envolveu uma amostra de 679 estudantes de 46 escolas públicas a nível nacional. Os dados foram recolhidos através de um questionário, aplicado online,  que  incluía  um  conjunto  de  perguntas, mas também de exercícios, que pretendiam identificar o acesso e os usos dos  media pelos jovens, os  seus  conhecimentos  sobre  este  campo,  bem como as capacidades de análise, interpretação e produção  mediática. 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard