Media | Conhecer | Refletir | Cidadania e Desenvolvimento | Inteligência Artificial | Inteligência Artificial Generativa | Mapas mentais
Abordagem do conceito de Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) e reflexão sobre as vantagens e desvantagens da sua utilização.
 
 
 
 

Objetivos

  • Definir Inteligência Artificial Generativa.
  • Debater as vantagens e desvantagens da sua utilização na realização de tarefas escolares.
  • Identificar impactos do seu uso no desenvolvimento dos conhecimentos e capacidades dos alunos.

 

Desenvolvimento

Abordagem do conceito de Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) e reflexão sobre as vantagens e desvantagens da sua utilização.

  • Em grande grupo, os alunos:
    • Dialogam sobre que entendem por Inteligência Artificial Generativa;
    • Identificam as ferramentas de IA Generativa que conhecem/ utilizam;
    • Descrevem sumariamente as tarefas escolares que já realizaram com recurso a essas ferramentas.

  • Em pequeno grupo, os alunos:
    • Visualizam o vídeo Generative AI explained in 2 minutes (ver recursos);
    • Com base nas informações veiculadas pelo vídeo:
      • definem Inteligência Artificial Generativa;
      • debatem as vantagens e desvantagens/ riscos da utilização da IA Generativa na realização de tarefas escolares; 
      • listam ferramentas de IA Generativa que consideram úteis para as suas tarefas escolares;
      • identificam estratégias que podem contribuir para a obtenção de melhores resultados na utilização dessas ferramentas;
      • elencam impactos do seu uso no desenvolvimento dos seus conhecimentos e capacidades.
      • registam as suas conclusões (recurso de apoio – Aprender com IA?1).
[os alunos podem recorrer a outros recursos para obter mais informações – ver sugestões em recursos]
 
  • Em grande grupo, os alunos apresentam e debatem os resultados do seu trabalho.

  • As conclusões do debate são registadas num mapa mental (ou cartaz) que pode ser partilhado nos canais de comunicação da biblioteca (recursos - ferramentas para criação de mapas mentais e cartazes).

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Caracteriza diferentes media, formatos e tipos de conteúdo, identificando as suas linguagens e características próprias.
2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...).
4. Escolhe criteriosa e autonomamente uma variedade de software educativo/ apps e videojogos, incorporando-os na sua aprendizagem e formação geral.
5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media. 
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Recurso adicional:

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard