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Desafio de Educação para os Media

Candidaturas

[28.11.2022]

Terminado o prazo de submissão de candidaturas, damos a conhecer as experiências de aprendizagem candidatadas pelas bibliotecas escolares. Agradecemos aos respetivos professores bibliotecários todo o empenho colocado na elaboração das candidaturas.

Lançamento

[31.10.2022]

Em que consiste?

O Desafio de Educação para os Media é uma iniciativa desenvolvida pelo mSchools, uma parceria público-privada entre a GSMA, o Departamento Catalão de Educação e a Câmara Municipal de Barcelona, que consiste numa comunidade global de professores, investigadores e decisores políticos empenhados em gerar uma mudança na educação através da promoção e integração do uso da tecnologia.

Este desafio internacional consiste em identificar as melhores experiências de aprendizagem de educação para os media, realizadas por professores/equipas de professores de escolas localizadas nas regiões geográficas das entidades parceiras:  Argentina, Catalunha, Colômbia, México, Peru ou Portugal.

Podem ser apresentadas experiências de aprendizagem colocadas em prática em sala de aula (ou em biblioteca em contexto letivo), a partir de janeiro de 2019. Podem ter sido criadas e aplicadas antes, mas também devem ter sido colocadas em prática após janeiro de 2019. 

A Rede de Bibliotecas Escolares foi convidada a participar pela Entidade Reguladora da Comunicação Social - ERC (parceira portuguesa da iniciativa), apresentando as melhores experiências pedagógicas desenvolvidas pelas bibliotecas escolares. Em Portugal, é igualmente parceira desta iniciativa a Direção-Geral de Educação. As propostas vencedoras, a nível internacional, nas regiões geográficas das entidades parceiras [Argentina, Catalunha, Colômbia, México, Peru ou Portugal], poderão apresentar as suas experiências, num evento no âmbito do MWC Barcelona 2023, entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março de 2023. 

O que se entende por "boa experiência de aprendizagem"?

Uma experiência de aprendizagem é uma proposta que se desenvolve ao longo de várias sessões (como um projeto, um roteiro de atividades, uma unidade didáctica,...) cujo objetivo é alcançar uma aprendizagem situada, real e significativa, e onde as metodologias  ativas/agéis    estimulam  o  aluno  com  problemas  e desafios  que promovem o desenvolvimento  das  suas  competências,  como  por  exemplo,  o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade, colocando-o no centro do seu processo de aprendizagem. 

Critérios de avaliação

A  avaliação  das  experiências  de  aprendizagem  apresentadas  será  realizada  de acordo com os seguintes critérios:

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Acessibilidade
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