Media | Refletir | Produzir | Ensino Secundário | Cidadania e Desenvolvimento | Filosofia | Português | Partilha de opiniões | Inteligência Artificial | Chatbots
Análise de um vídeo e reflexão sobre as implicações dos chatbots na comunicação online.
 
 
 

Objetivos

  • Adquirir conhecimentos básicos sobre Inteligência Artificial (IA).
  • Fomentar a compreensão das implicações dos chatbots na comunicação digital.

 

Desenvolvimento

Análise de um vídeo e reflexão sobre as implicações dos chatbots na comunicação online.

  • O docente:
    • explicita o conceito de chatbot (ver recursos);
    • apresenta o vídeo How chatbots and large language models work (ativar tradução automática), destacando a relevância das informações que os alunos devem reter.
[Sugestão: como os chatbots são projetados para se assemelharem a humanos; que desafios estão associados a essas semelhanças; etc.]
 
  • Em pequeno grupo, os alunos:
    • escrevem um breve resumo destacando os principais pontos abordados no vídeo;
    • realizam uma pesquisa adicional para aprofundar a compreensão do papel dos chatbots na sociedade atual; 
[Sugestão: investigar diferentes tipos de chatbots, as suas aplicações e como as empresas os utilizam.]
    • redigem um artigo para o blogue da biblioteca sobre chatbots, baseando-se na pesquisa e reflexões efetuadas e publicam-no no mural digital criado (pelo docente) para o efeito. 
[Sugestão: incluir aspetos como confiabilidade, simulação de emoções, limitações e a importância de manter a consciência de que estamos a interagir com máquinas.]
 
  • Em grande grupo, os alunos:
    • analisam os artigos criados, destacando as descobertas e opiniões sobre o tema;
    • discutem as implicações éticas e sociais dos chatbots, considerando pontos positivos e negativos mencionados no vídeo, especialmente o modo como essa tecnologia pode influenciar as interações online.
[Sugestões para orientar a discussão:
    O que são Grandes Modelos de Linguagem (LLM) e como são treinados?
    Quais são os três aspetos cruciais mencionados na complexidade do ChatGPT?
    Porque é necessário o aperfeiçoamento humano?
    Quais são os desafios éticos associados aos chatbots? 
    Porque é que as discussões sobre IA frequentemente levam a debates filosóficos sobre o conceito de inteligência?
    O vídeo sugere que a produção de palavras usando probabilidades é realmente uma forma de inteligência?
    Quais são algumas das aplicações práticas dos grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, na sociedade?
    Porque é que o vídeo destaca a importância de todos compreenderem a tecnologia da IA?
    Quando pensam no futuro da IA, que emoções experienciam?...]
 
  • Em grande grupo, os alunos votam os artigos elaborados para eleger o que será publicado no blogue da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Analisa o potencial e os limites inerentes aos diferentes tipos, formatos e linguagens dos media.
5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência.
7. Reconhece o uso de procedimentos avançados de segurança e de proteção como uma exigência inerente a uma boa utilização dos media, exercendo conscientemente os seus direitos e deveres online.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
3. Revela criatividade no uso dos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

Português e Filosofia
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard