
 
   “Os jovens são quem aprende e está nos espaços escolares. Por isso, se há alguém que deva fazer parte desta conversa devem ser as crianças e os jovens”, diz a jovem Maryjacob Okwuosa.
 
  
 
  The Lego Foundation. (2022). Call To Action Transforming Education Pre-Summit [Vídeo]. Denmark: Lego. https://www.youtube.com/watch?v=_dkn2k3XIBE 
  Público-alvo
 
  3.º Ciclo e Ensino Secundário
 
  Contexto
 
   
   - Partindo do vídeo, dois alunos - os moderadores - promovem na turma a reflexão e a apresentação de ideias e soluções para transformar a educação.
  
   - Outros dois alunos, com o papel de relatores, registam as principais conclusões.
  
   - A atividade pode ocorrer em várias turmas e, neste caso, os relatores de todas as turmas partilham e comparam, no final, as conclusões e elaboram um relato conjunto para publicação no blogue da biblioteca escolar.
  
   - Seguem-se questões que podem contribuir para esta discussão.
  
  
 
  Questões
 
   
   - Com base na tua experiência do quotidiano, com a família, pessoas amigas e comunidade, que prioridades destacas para uma escola que prepara as crianças e jovens para a vida no futuro?
  
  
 
  As crianças e jovens devem poder…
 
   
   -  
    
 
     -  
      
 
       -  
        
 
         -  
          
 
           - … reunir-se, dialogar e ajudarem-se entre si?
  
           - … ser ouvidas e serem parceiros – não apenas beneficiários - das principais decisões na escola?
  
           - … recuperar e ser apoiados nas aprendizagens?
  
           - … usufruir e participar em diferentes estilos e ambientes de aprendizagem?
  
           - … envolver-se em projetos interdisciplinares e em grupo, beneficiando da articulação entre saberes/ disciplinas e pessoas?
  
           - … participar em atividades significativas, com ligação à vida diária?
  
           - … tomar decisões com base na ciência e em dados?
  
           - … poder usufruir de acesso universal e gratuito à internet?
  
           - … ter acesso universal e gratuito às artes/ expressões e cultura?
  
          
   
        
   
      
   
    
   
  
 
  No final deste tópico o grupo pode chegar a um consenso que lhe permita elaborar um ranking com 3 a 5 aspetos essenciais para mudar a escola.
 
   
   - Quais são as competências fundamentais que uma escola que prepare para a vida no futuro deve incentivar? 
    
 
     -  
      
 
       -  
        
 
         -  
          
 
           - A curiosidade e o gosto por aprender ao longo da vida?
  
           - A atenção e o cuidado relativamente às outras pessoas, sobretudo das mais vulneráveis?
  
           - A criatividade e inovação?
  
           - A participação cívica na comunidade local?
  
           - A saúde e o bem-estar?
  
          
   
        
   
      
   
    
   
   - Estas prioridades e competências são desenvolvidas na tua escola? Sim? Não?
  
   - A Fundação Lego destaca a importância da brincadeira, do divertimento e do jogo na aprendizagem. Concordas com esta valorização? Sim? Não?
  
   - Que sugestões darias a um professor para tornar as suas aulas mais interessantes e divertidas?
  
   - Como podem as crianças e jovens ajudar a alcançar o sonho/ aspiração de transformar a escola/ educação? 
    
 
     -  
      
 
       -  
        
 
         - Falando destas questões em todos os contextos?
  
         - Apresentando propostas junto dos órgãos de decisão?
  
         - Envolvendo a comunidade local através de campanhas e outras iniciativas?
  
         - Participando nos órgãos de comunicação locais com artigos, fotografias, entrevistas e outros meios de sensibilização?