FableVision Studios. (2011). Above and Beyond. Boston, USA: FVS. https://www.fablevisionstudios.com/above-and-beyond

Público-alvo

3.º Ciclo e Ensino Secundário

Descrição

  1. A atividade visa a apresentação de ideias e soluções para transformar a educação, a partir da discussão de um vídeo e das experiências da vida diária dos alunos.

  2. Os alunos estão sentados em cadeiras num dos lados da biblioteca ou sala de aula e em frente cria-se um espaço vazio que funciona como palco para cerca de 10 alunos. 

  3. A sessão foi preparada por dois alunos, uma rapariga e um rapaz, que são os moderadores.

  4. Partindo da apresentação do vídeo, os moderadores lançam à turma uma pergunta.

  5. De seguida, solicitam à turma para quem concordar com aquela pergunta, colocar o braço no ar.

  6. Selecionam 3 alunos de braço levantado para se chegarem à frente, os quais, diante de todos, devem fundamentar as suas decisões.

  7. Depois, para a mesma pergunta, solicitem a quem discorde para colocarem o braço no ar.

  8. Selecionam 3 alunos de braço levantado para se chegarem à frente, os quais, diante de todos, devem justificar os seus pontos de vista.

  9. Encontrando-se os 6 alunos no palco improvisado, os moderadores perguntam, num terceiro momento e a propósito da mesma pergunta, se algum dos elementos do palco quer mudar a sua posição e, depois, se os 6 podem chegar a um consenso.

  10. Repetem o processo até concluírem as questões planeadas.

  11. Dois relatores registam as principais conclusões, bem como dois ou três testemunhos relevantes (até 40 palavras/ aluno).

  12. Seguem-se questões simples que podem contribuir para esta reflexão sobre o filme e sobre a vida diária da escola.

Questões

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard