
 
  Público-alvo
 
  Ensino Secundário
 
  Enquadramento
 
  A discriminação, geradora de discurso de ódio e de violência, impede crianças e jovens de frequentar, estarem bem e terem bons resultados na escola.
 
  Descrição
 
  Partindo de um excerto do vídeo [1] e das experiências de vida de cada um, o professor prepara com dois alunos, os moderadores, uma discussão que visa criar uma visão sobre o poder da escola/ educação para a convivência saudável.
Seguem-se questões que podem facilitar o processo:
 
   
   - A principal missão da escola/ educação é ensinar cálculo matemático e a ler? Sim? Não?
  
   - A escola/ educação tem gerado progressos na igualdade de género? Sim? Não?
  
   - Adotar políticas de paridade de género na sociedade é suficiente para alcançar a igualdade? Sim? Não?
  
   - Relativamente aos preconceitos e estereótipos que prejudicam as pessoas, principalmente com reduzida representação no espaço público, qual é a prática da escola/ educação?
 
     
     -  
      
 
       - Transmite-os sem ter consciência?
  
       - Trabalha com intenção de os identificar e incentiva a consciência crítica sobre a sua origem e efeitos?
  
      
   
    
   
   - A escola/ educação transmite a ideia de que os meninos e rapazes têm que ser crescidos e fortes, ou mesmo agressivos, para serem bem-sucedidos na vida? Sim? Não?
  
   - Na sala de aula discutem-se preconceitos ou estereótipos de género, questões de consentimento sexual ou vida sexual segura? Sim? Não?
  
   - Na escola os manuais e outros materiais didáticos são inclusivos? Por exemplo, os seus conteúdos… 
    
 
     -  
      
 
       - … reúnem as perspetivas de todos, contribuindo para o enriquecimento e bem-estar da humanidade?
  
       - … contribuem para reforçar divisões e reproduzir desigualdades?
  
      
   
    
   
   - Na escola a forma como o conhecimento é construído, documentado e transmitido é inclusiva? 
    
 
     -  
      
 
       - Reflete diferentes modos de ensinar e aprender?
  
       - Usa diversas ferramentas?
  
       - Desenvolve-se em diferentes contextos?
  
      
   
    
   
   - A escola é ou pode ser transformadora de todos os setores da vida humana? É sustentável? Sim? Não?
  
  
 
   Referência
 
   
   - Visualizar no filme infra os minutos 50:00 a 52:40.
United Nations. (2022, 28 June). Transforming Education Knowledge Hub: Transforming Education Pre-Summit Youth Forum UNESCO. Paris: UN. https://www.youtube.com/watch?v=guqQO_oBaf0