novembro dezembro janeiro fevereiro março abril maio

Notícia de partida: “Ministro empurra para futuro Governo decisão sobre regras de acesso ao ensino superior” de Samuel Silva de 20 de janeiro de 2022.
(clique para ler o artigo)

Uma “notícia revoltante”[1]

[25.02.2022 - janeiro]
 
Foto: Rui Gaudêncio/PÚBLICO

Após uma pesquisa no jornal online “Público” deparámo-nos com um título de uma notícia revoltante (“Ministro empurra para futuro Governo decisão sobre regras de acesso ao ensino superior”), publicada no dia 20 de janeiro. Por sermos alunas do último ano do ensino secundário, este é um assunto que nos tem preocupado grandemente durante os dois últimos anos.

Ao analisarmos a notícia verificámos que a decisão em relação à obrigatoriedade da realização dos exames só será tomada, na melhor das hipóteses, em março. Uma decisão desta envergadura deve ser tomada o mais breve possível, permitindo, assim, que os alunos decidam qual/quais os exames que irão realizar e que se organizem de forma a estudar antecipadamente e continuamente. Pensamos que os programas e metas curriculares das disciplinas são muito extensos e complexos levando a que, para além do estudo para as avaliações internas, que decorrem regularmente, seja feito um estudo árduo para os exames nacionais, provocando um óbvio desgaste físico e mental.

Na notícia avaliada, deparámo-nos com uma afirmação do Ministério do Ensino Superior, que dava a entender ser “prematuro” avaliar impactos da pandemia no ano letivo em curso. Na nossa opinião, esta afirmação é descabida, já que os alunos que irão realizar os exames este ano têm vindo a ser afetados pela pandemia nos últimos dois anos. Consideramos, também, que se for tomada uma decisão a favor da obrigatoriedade dos exames para ingresso no Ensino Superior será injusto, devido às dificuldades sentidas durante este período avassalador.

Concluindo, pretendemos que o Ministério decida brevemente o desfecho desta situação, minimizando o stress e desgaste dos educandos perante a incerteza da realização de todos os exames.

Jéssica Alves e Joana Gonçalves, 12.º ano
Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar

 

[1. Título da responsabilidade dos promotores da iniciativa]

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard