novembro dezembro janeiro fevereiro março abril maio

Notícia de partida: “Partidos condenam Rússia e pedem sanções. Só PCP aponta dedo ao Ocidente”, Leonete Botelho, Maria Lopes, Liliana Borges, David Santiago e Sofia Rodrigues, 22 de fevereiro de 2022. (Clique para ler o artigo)

O Comunismo e o bom senso

[25.03.2022 - fevereiro]

Recentemente, num dos poucos momentos de lazer que a indigência existencial proporciona a todos os seres humanos, estava a ler o jornal PÚBLICO quando me surge o título “Partidos condenam Rússia e pedem sanções. Só PCP aponta dedo ao Ocidente”. Muitos poderão ter ficado boquiabertos. Para mim foi apenas mais uma clara manifestação da total ausência de bom senso que caracteriza o comunismo desde que se tornaram um partido com representação parlamentar. Em toda a história do partido após o 25 de Abril, o PCP revelou tendências ditatoriais abordando sempre com condescendência todas as notícias que revelavam o total desrespeito pelos direitos humanos dentro dos países com regimes comunistas. O próprio Mário Soares no debate que celebrizou a frase “olhe que não, olhe que não” acusava o PCP de ser um partido que dava provas concretas de querer instaurar uma ditadura comunista em Portugal (o sorriso esboçado por Álvaro Cunhal disse tudo).

Agora em relação ao que está a acontecer na Rússia, todos os acontecimentos recentes a demonstrar a decadência do PCP estão a fazer com que as raízes mais extremistas do partido se manifestem cada vez mais com mais clareza. Basta olhar para o artigo publicado no jornal Avante. Acusar o Ocidente de imperialista e defensor de propaganda belicista? E eu a pensar que a doutrina Jdanov e as suas acusações já tinham sido categoricamente definidas como absurdas e impensáveis. Na minha imaginação (talvez por todas as limitações cognitivas que possui) nunca se tinha concebido que até as terminologias da
Guerra Fria iriam voltar a ser utilizadas com tanta naturalidade.

A realidade é que o que está a acontecer é um atentado aos direitos fundamentais da humanidade e ter um partido português com a relevância e a
representação do PCP a amnistiar algo assim é péssimo para todos os portugueses. Basta-nos continuar a ser cidadãos conscientes e tentar contribuir para um mundo ligeiramente melhor.

Cristiano Fernandes, 12.º ano
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard