Projetos

PÚBLICO na Escola

Isto também é comigo!          Jornalistas em rede          Jornais escolares


No mundo do vinho e das vinhas, Marta Gonçalves e Rita Abreu entrevistaram “uma figura do Douro”. E venceram

[16.06.2022]

José Lacerda respondeu às perguntas das alunas da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real. Entrevista premiada no concurso “Jornalistas em Rede”, promovido pelo PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares. (continuar a ler)


“Supremacia branca: até quando?” A questão deu a vitória a Mariana Varela, aluna do 11.º ano

[27.05.2022]

Guerra na Ucrânia volta a ser o tema que motiva a reflexão premiada. Iniciativa destina-se a estudantes do 9.º ao 12.º ano.

"A NATO surgiu para proteger pessoas ‘civilizadas’. Isto significa brancos". Com este título, a notícia captou a atenção de Mariana Varela, aluna do 11.º ano no Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, em Torres Vedras. É ela a vencedora da edição de abril do concurso “Isto também é comigo!” ... (Continuar a ler)


“Ninguém pode ficar indiferente a esta tragédia.” Vítor Pires, de Ribeira de Pena, não ficou e venceu a edição de março

[28.04.2022]

O Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena destaca-se pela segunda vez no concurso “Isto também é comigo!”. Uma notícia do PÚBLICO, no seguimento do ataque à maternidade de Mariupol, levou o aluno Vítor Pires, do 12.º ano, a pronunciar-se acerca do que está a acontecer na Ucrânia... (Continuar a ler)


«Estou tão nervosa… primeiro concerto depois de tanto tempo…»

[28.03.2022]

A banda de Santar está de volta aos concertos. Prémio para a reportagem da aluna Margarida Gomes Monteiro
A primeira vencedora do concurso “Jornalistas em Rede”, promovido pelo PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares, frequenta o 10.º ano no Agrupamento de Escolas de Nelas. (Continuar a ler)

 


“O comunismo e o bom senso”. Cristiano Fernandes, de Ribeira de Pena, assina a opinião vencedora

[25.03.2022]

Na edição de fevereiro da iniciativa promovida pelo PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares participaram 45 alunos do 9.º ao 12.º ano.

Cristiano Fernandes, aluno do 12.º ano no Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, é o vencedor da edição de fevereiro do concurso “Isto também é comigo!”.  (Continuar a ler)


Estão de parabéns Jéssica Alves e Joana Gonçalves, de Vila Pouca de Aguiar

[25/02/2022]

“Incerteza” quanto às regras de acesso ao ensino superior preocupa e indigna as duas alunas do 12.º ano, vencedoras da edição de janeiro da iniciativa promovida pelo PÚBLICO na Escola e pela Rede de Bibliotecas Escolares. (Continuar a ler)


Jornalistas em Rede – envio da reportagem até dia 28 de fevereiro

[03.02.2022]

Uma vez que o 2.º período teve início uma semana mais tarde e a situação pandémica continua a causar alguma instabilidade na gestão das atividades escolares, o prazo de envio dos trabalhos foi prorrogado para dia 28 de fevereiro e a divulgação dos resultados ocorrerá no dia 28 de março. (Continuar a ler)


“Cabe a cada um de nós ter uma mentalidade aberta.” Venceu a opinião de Carolina Moreira, aluna do 11.º ano

[28.02.2022]

Iniciativa do PÚBLICO na Escola e da Rede de Bibliotecas Escolares distingue, todos os meses, um texto de opinião da autoria de estudantes do 9.º ao 12.º ano. AE Henriques Nogueira, em Torres Vedras, está novamente de parabéns.

Última sexta-feira do mês, dia de anunciar quem recebe o prémio mensal do concurso “Isto também é comigo!”: Carolina Moreira, aluna do 11.º ano no Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, em Torres Vedras, é a vencedora da edição de dezembro. O texto de opinião que escreveu — “Esta luta é de todos!” — defende que "não podemos continuar a viver numa sociedade (continuar a ler)


Regresso às aulas. E mais uma oportunidade de participar no concurso “Isto também é comigo!”

Público na Escola 10 de janeiro de 2022, 10:26

Trabalhos dos alunos do 9.º ao 12.º ano têm de ser enviados até ao dia 28 de janeiro.

Esta notícia tem 300 palavras. Será por acaso? Não, longe disso. Os textos de opinião escritos pelos alunos que quiserem participar no concurso “Isto também é comigo!” não poderão ser maiores. E terão de ser motivados por um artigo do PÚBLICO com data do mês em curso. A escolha do tema é livre. (continuar a ler)


Leonor Antunes, de Torres Vedras, é a vencedora da edição de novembro do concurso “Isto também é comigo!”

[31.12.2021]

Estudantes do 9.º ao 12.º ano podem participar, todos os meses, com textos de opinião inspirados em trabalhos do PÚBLICO.

Este mês, a boa notícia vai para Torres Vedras: Leonor Antunes, aluna do 11.º ano no Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, venceu a edição de novembro do concurso “Isto também é comigo!”, promovido pelo PÚBLICO na Escola e pela Rede de Bibliotecas Escolares. O texto de opinião premiado (continuar a ler)


Sim, isto também é contigo. Este mês os teus textos de opinião podem ser enviados até ao dia 26

Público na Escola 5 de Novembro de 2021, 10:33

A última sexta-feira de novembro é dia 26, o que significa que este mês os textos de opinião para o concurso “Isto também é comigo!” têm de ser enviados até esse dia. Assuntos não faltarão, com toda a certeza. Se estás no 9.º, no 10.º, no 11.º ou no 12.º ano e te apetecer escrever sobre algum trabalho que leias, vejas ou ouças no PÚBLICO, participar é muito simples (lê as regras com atenção). Desde que não escrevas mais do que 300 palavras... (Continuar a ler)

 


Concurso Nacional de Jornais Escolares

[05.11.2021]

Já são conhecidos os resultados do Concurso Nacional de Jornais Escolares. Outra Presença, do Agrupamento Abade de Baçal, Bragança e a revista Poeta, da Escola Básica António Correia de Oliveira, Esposende, foram distinguidos com o primeiro prémio na categoria de jornais de agrupamento e jornais de escola, respetivamente. (Continuar a ler)


Queres ser apanhado na Rede? Vamos Cruziscar #14

[29.10.2021]

Esta semana, no Vamos Cruziscar, o PÚBLICO na Escola propõe a descoberta da parceria “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO”. Nestas palavras cruzadas, são fornecidas pistas que vão ajudar os jovens a saber mais sobre as iniciativas e, talvez, motivá-los para concorrer.


 

Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO

[25.10.2021]

Uma parceria, dois concursos, três registos: reportagem, entrevista, texto de opinião. “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO” é como se chama esta iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares e do PÚBLICO na Escola.

Para que entre mais jornalismo nas escolas e a produção jornalística dos alunos tenha mais público.

O que se pretende, a quem se destina, por que razões se impõe?Perguntas que ficam respondidas numa conversa emitida na plataforma de streaming Ao vivo, do jornal Público, no Dia Nacional das Bibliotecas Escolares. 25 de outubro de 2021 | 14:00

 

 

Iniciativas
Isto também é comigo!
Jornalistas em rede
Concurso Nacional de Jornais Escolares
Objetivos 
1. Contribuir para uma relação mais próxima entre a atualidade mediática e a escola;
2. Ajudar a descodificar a linguagem da imprensa e dos media em geral;
3. Promover o desenvolvimento do espírito crítico;
4. Facultar ferramentas para pesquisar, avaliar, utilizar e criar a informação de forma eficaz, em qualquer formato;
5. Disponibilizar propostas de atividades para sala de aula/biblioteca escolar, a partir de conteúdos do jornal PÚBLICO; 
6. Divulgar iniciativas em curso nas escolas no domínio da educação para os media;
7. Promover contacto e articulação com outros projetos já em curso;
8. Propor instrumentos de formação para professores;
9. Dar voz aos alunos;
10. Manter visitas às redações.

Descrição
Após alguns anos de interrupção, O jornal PÚBLICO recuperou, o projeto PÚBLICO na escola. Retomou, assim, a relação com a comunidade escolar e assumiu a missão de criar pontes para os mais jovens poderem ler de forma aberta o mundo, de forma crítica, sabendo que uma notícia de jornal não é o mesmo que um boato nas redes sociais. Pretende com este projeto que as notícias ou as reportagens se transformem em materiais pedagógicos, fornecendo aos professores e aos pais recursos para trabalharem na sala de aula/ biblioteca escolar ou discutirem em casa.
O Concurso Nacional de Jornais Escolares é uma das grandes apostas deste projeto.

Desenvolvimento
Em 2021-2022, a Rede de Bibliotecas Escolares estreitam laços com uma iniciativa conjunta: “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO” .

Destinatários
Alunos do Ensino Básico e Ensino Secundário.
 
Parceiros
É uma iniciativa do jornal PÚBLICO, numa parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Edulog, iniciativa da Fundação Belmiro de Azevedo.
 
 
 
Data de início
?
Após uma interrupção, o projeto foi retomado em 2020.
 
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard