Leitura | Compreender | 3.º Ciclo | História | Português | Compreensão escrita
Localização de informação em textos de uma exposição.
 
 
 
 

Objetivos

  • Ler, em suportes variados, textos de diferentes géneros.
  • Localizar informação em textos escritos.
  • Identificar manifestações artísticas do período clássico greco-romano.
  • Reconhecer contributos da civilização helénica e romana para o mundo contemporâneo.

 

Desenvolvimento

Localização de informação em textos de uma exposição.

  • Organizar uma exposição sobre “Mitos, heróis e lendas da antiguidade clássica” e espalhar a informação por diferentes locais da biblioteca;

  • Preparar um questionário interativo, cujas respostas se encontram em diferentes textos da exposição;

  • Em pequeno grupo, os alunos circulam pela biblioteca, lendo os textos, localizando as respostas às questões e respondendo ao questionário, de preferência com recurso a um dispositivo eletrónico.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de diferentes géneros, progressivamente mais extensas e complexas.
8. Procura informação para resolver problemas do dia-a-dia, ampliar conhecimentos e tomar decisões.

Atitudes/ Valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
6. Reconhece o valor da informação.
7. Revela imaginação na compreensão (…) textual.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo
História
Português

 

Recursos

  • Exposição: “Mitos, heróis e lendas da antiguidade clássica”. (ou outra)
  • Questionário interativo.

Observações

1.    Esta atividade pode conjugar-se com um conjunto mais alargado de ações no âmbito do projeto Clássicos em rede.

2.    Embora a temática da exposição proposta seja “Mitos, heróis e lendas da antiguidade clássica”, esta mesma metodologia de trabalho pode ser seguida com exposições sobre outras temáticas, em articulação com outras áreas curriculares.

3.    Esta atividade pode assumir a forma de campeonato interturmas, considerando-se para cada turma a média das pontuações obtidas por todos os grupos.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard