Projetos

Clássicos em rede

Olimpíadas da Cultura Clássica 2021-22

[19.04.2022]

O prazo de submissão dos trabalhos de artes/ multimédia foi alargado até 29 de abril próximo.

 


[05.04.2022]

Decorre, até 22 de abril próximo, o período de envio dos trabalhos de artes/ multimédia que devem ser submetidos neste formulário.

Para cada trabalho deve ser preenchido um formulário.

Cada escola pode concorrer com o número de trabalhos que entender, em qualquer das categorias:

  1. recursos digitais
  2. vídeos
  3. desenhos / pinturas / bandas desenhadas em suporte papel
  4. esculturas / instalações

Nas categorias 1 e 2 os trabalhos devem ser publicados numa plataforma (youtube, vimeo, etc.) e ser indicada, no formulário, a respetiva hiperligação.

Os trabalhos das categorias 3 e 4 devem ser fotografados de forma a permitir ao júri a sua completa visualização, devendo os registos fotográficos possuir qualidade técnica (é desejável que tenham 1Mb ou mais) e de enquadramento (fotografar o trabalho de preferência contra um fundo liso e neutro). As fotografias de cada trabalho devem ser carregadas no formulário, até um máximo de 10 ficheiros.


Lançamento

[22.11.2021]

Todas as escolas, de todos os níveis e sistemas de ensino, estão convidadas a participar.
As inscrições fazem-se mediante o preenchimento deste formulário.


Datas: 

Temas:

No ano letivo de 2021-22, para os escalões mais novos haverá apenas 2 temas. Apenas o escalão C (ensino secundário) terá 3 temas. Assim, os temas são:

 
Histórico
2020-2021
2019-2020
2018-2019
2017-2018
2016-2017 (Lançamento)
Objetivos
1.    Divulgar o conhecimento da Cultura Clássica, estimulando a curiosidade dos alunos pelas civilizações da Antiguidade.
2.    Mostrar a presença da Cultura Clássica na atualidade, nas mais diversas áreas: nas línguas e literaturas, na música, no cinema, na ciência, no direito, na própria matriz do sistema democrático e em muitos vertentes do quotidiano. 
3.    Estimular a criatividade dos alunos através de desafios que apelam à escrita, à expressão artística e ao domínio de ferramentas digitais.


Descrição
Clássicos em rede é um programa de atividades para alunos dos ensinos básico e secundário, destinado a divulgar a Cultura Clássica e a mostrar aos alunos as suas marcas na atualidade.
O programa inclui várias iniciativas, entre as quais a organização das Olimpíadas da Cultura Clássica, um concurso destinado a alunos do 5º ao 12º ano, que inclui Desafios escritos e Desafios de artes / multimédia, que estimulam a criatividade dos alunos apelando à escrita, à expressão artística e ao domínio de ferramentas digitais.


Destinatários 
Agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, dos sistemas de ensino público e particular; alunos de todos os níveis de ensino.
 
Parceiros Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e autoras do projeto Olimpvs.net.

Apoios 
ADFLUL - Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Colégio Minerva
Programa em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 
Museu de Lisboa - Teatro Romano e Fundação Cidade de Ammaia. 
Associação Clenardus - Promoção e Ensino da Cultura e Língua Clássicas, APEC - Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e APLG - Associação de Professores de Latim e Grego. 
Booksmile – 20/20 EditoraEditora ObjetivaEditorial CaminhoGradiva Editora,  Livros CotoviaPorto Editora,  Quetzal Editores e Zéfiro Editora.
 
Data de início
2017
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard