Media | Refletir | Produzir | Ensino Secundário | Cidadania e Desenvolvimento | História | Frisos cronológicos
Identificação do assunto, tema e personagens de um filme.
 
 
 
 

Objetivos

  • Analisar sequências de filmes para desconstruir significado(s).
  • Identificar, selecionar e usar uma variedade de fontes históricas, incluindo fontes textuais, visuais e orais.

 

Desenvolvimento

Identificação do assunto, tema e personagens de um filme.

  • Em grande grupo:
    • Conversar com os alunos sobre o que eles já sabem a propósito do movimento de direitos civis nos EUA.

(Principais nomes?; O que sabem sobre essas pessoas?; Que período na história associam ao movimento de direitos civis?; Que eventos conhecem relacionados a esse período da história?; Por que e como alguns desses problemas  são, ainda hoje, relevantes?)

    • Assistir ao trailer do filme Selma e identificar:
      • os temas do filme que consideram ser mais significativos (democracia, família, liberdade, justiça, liderança, protesto, racismo, solidariedade);
      • as informações que permitem classificá-lo como uma recriação histórica.

  • Em pequeno grupo:
    • Construir uma linha do tempo interativa, na qual:
      • identificam três factos significativos que consideram que todos deveriam conhecer;
      • Identificam personalidades que se destacaram nesses eventos;
      • Identificam fontes que sustentam as afirmações anteriores (documentários; discursos feitos à época, etc.);
      • partilham o trabalho realizado com a turma, justificando os motivos da sua escolha.

  • Divulgar os trabalhos dos alunos nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media (…)

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
3. Revela criatividade no uso dos media.

 

Articulação curricular possível

Ensino Secundário
História A
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard