Media | Refletir | Produzir | Ensino Secundário | Oficina de Multimédia | Oficina de Artes | Português |Filmes | Vídeos
Trabalhar o processo e a importância da produção sonora na realização de filmes.
 
 
 
 

Objetivos

  • Aumentar o interesse e o conhecimento dos alunos sobre o processo de desenvolvimento e produção de filmes. 
  • Aprender como a trilha sonora de um filme é construída.
  • Elaborar um texto, tendo em conta a finalidade, o destinatário e a situação de produção.
  • Captar e editar som de forma a produzir áudio para suportes multimédia.

 

Desenvolvimento

Trabalhar o processo e a importância da produção sonora na realização de filmes.

  • Apresentação, pelos docentes, do filme “Amélie” (trailer e sinopse).
     
  • Em grande grupo, os alunos:
    • Assistem ao trailer sem o som e registam informações que as imagens transmitem.
(p.ex. anotam: idade, sexo e personalidade das personagens; hora do dia; período histórico, cenário,...);

    • Ouvem o trailer sem visualizarem as imagens e anotam o que supõem que esteja a acontecer;

    • Debatem a experiência;
(discutem: a maneira como o som aumenta a experiência; casos em que a imagem e a trilha sonora fornecem informações diferentes, ou até conflitantes; etc);

    • Assistem ao trailer completo.

  • Em pequeno grupo, os alunos:
    • Assistem ao vídeo sobre técnicas sonoras Film Sound Techniques and Theory;

    • Constroem uma narrativa (sobre um livro que leram; um episódio da vida quotidiana;... );

    • Produzem um vídeo, usando de forma consistente os conhecimentos adquiridos, com especial atenção no que respeita à banda sonora.

  • Divulgação dos produtos realizados nos canais de comunicação da biblioteca escolar.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Analisa o potencial e os limites inerentes aos diferentes tipos, formatos e linguagens dos media. 
5.Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media (…)

Atitudes/ Valores:

3. Revela criatividade no uso dos media.

 

Articulação curricular possível

Ensino Secundário

Português, Oficina de Artes e Oficina de Multimédia

 

Recursos

Observações

Para quem quiser aprofundar o tema, propõe-se a seguinte atividade suplementar:
Reproduzir um drama de rádio e pedir aos alunos que discutam como os sons foram usados para sugerir certas imagens na mente dos ouvintes. (Sugestão: Back of the Mike" (1938)) 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard