Media | Produzir | Ensino secundário | Cidadania e Desenvolvimento | Oficina de artes | Oficina de multimédia | Cartazes | Infográficos | Vídeos
Dinamização de uma ação de sensibilização sobre notícias falsas na escola.
 
 
 
 

Objetivos

  • Alertar a comunidade para um problema da atualidade.
  • Intervir na resolução desse problema.

 

Desenvolvimento

Dinamização de uma ação de sensibilização sobre notícias falsas na escola.

  • Com base na atividade Detetar fake news (Refletir – E. secundário), propor aos alunos a realização de uma ação de esclarecimento para outras turmas, para pais e outros elementos da comunidade, sobre notícias falsas e como evitar os seus efeitos.

  • Visualização do vídeo realizado para o International Fact-Checking Day 2017.  “Do we still care about the truth?” e do vídeo “Fake news on facebook“.

  • Construção de uma sondagem sob a forma de questionário em linha, anónimo, a responder pelas turmas e/ou encarregados de educação.

  • Tratamento dos dados resultantes da sondagem.

  • Produção, por parte dos alunos, de infográficos, cartazes ou vídeos de sensibilização. 

  • Organização de uma sessão de esclarecimento para a comunidade.

  • Divulgação dos trabalhos dos alunos nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...).
4. Escolhe criteriosa e autonomamente uma variedade de software educativo/ apps e videojogos, incorporando-os na sua aprendizagem e formação geral.
5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência.
7. Reconhece o uso de procedimentos avançados de segurança e de proteção como uma exigência inerente a uma boa utilização dos media, exercendo conscientemente os seus direitos e deveres online.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.
3. Revela criatividade no uso dos media.
5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa.
6. Manifesta sentido estético na apreciação de conteúdos mediáticos.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

Ensino Secundário
Oficina de Artes e Oficina de Multimédia
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Esta é uma atividade de continuidade relativamente à atividade Detetar fake news (Refletir – E. secundário)

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard