|   | DesenvolvimentoCompreensão do processo de construção de mensagens mediáticas.  
       O(s) docente(s) apresentam o cartaz do Center for Media Literacy, Media Literacy: 5 core concepts.
 
É proposto aos alunos que comecem por traduzir os conceitos.
 
Depois de se chegar a um consenso sobre a tradução, pode ser dinamizada uma conversa em que, relativamente a cada um dos conceitos, são colocadas dúvidas e procuradas respostas. Deve haver o cuidado de basear a análise a realizar na maior variedade de mensagens mediáticas. (imprensa tradicional e online, publicidade, televisão, rádio, posts em blogues e redes sociais, vídeos (no Youtube, por exemplo).
 
 
  
       A turma é dividida em 5 grupos, ficando cada um deles responsável por encontrar exemplos práticos para cada um dos conceitos. Deverão escrever um texto que sirva de base a uma apresentação que terão de fazer aos colegas.
 
Cada grupo apresenta à turma os exemplos encontrados e explica os motivos da sua seleção. A turma e os docentes debatem e dão contributos que poderão levar o grupo a fazer alterações.
 
No final, os alunos sistematizam o seu trabalho num cartaz digital.
 
Divulgação dos trabalhos dos alunos nos canais de comunicação da biblioteca. 
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     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 1. Analisa o potencial e os limites inerentes aos diferentes tipos, formatos e linguagens dos media.2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...).
 3. Infere sobre propósitos e intenções de mensagens mediáticas, numa vasta gama de media.
 5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência.
 6. Seleciona criteriosamente produtos mediáticos, com base no seu valor e noutros critérios relevantes, assumindo-se como um consumidor esclarecido.
 Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media.4. Reconhece a fronteira entre o público e o privado.
 7. Reconhece o uso de procedimentos avançados de segurança e de proteção como uma exigência inerente a uma boa utilização dos media, exercendo conscientemente os seus direitos e deveres em linha.
 
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