Media | Conhecer | Ensino Secundário | Cidadania e Desenvolvimento | Filosofia | Mensagens mediáticas | Cartazes
Compreensão do processo de construção de mensagens mediáticas.
 
 
 
 

Objetivos

  • Conhecer conceitos básicos de literacia dos media.
  • Identificar exemplos práticos de cada um desses conceitos.

 

Desenvolvimento

Compreensão do processo de construção de mensagens mediáticas.

  • O(s) docente(s) apresentam o cartaz do Center for Media Literacy, Media Literacy: 5 core concepts.

  • É proposto aos alunos que comecem por traduzir os conceitos.

  • Depois de se chegar a um consenso sobre a tradução, pode ser dinamizada uma conversa em que, relativamente a cada um dos conceitos, são colocadas dúvidas e procuradas respostas. Deve haver o cuidado de basear a análise a realizar na maior variedade de mensagens mediáticas.

(imprensa tradicional e online, publicidade, televisão, rádio, posts em blogues e redes sociais, vídeos (no Youtube, por exemplo). 

  • A turma é dividida em 5 grupos, ficando cada um deles responsável por encontrar exemplos práticos para cada um dos conceitos. Deverão escrever um texto que sirva de base a uma apresentação que terão de fazer aos colegas.

  • Cada grupo apresenta à turma os exemplos encontrados e explica os motivos da sua seleção. A turma e os docentes debatem e dão contributos que poderão levar o grupo a fazer alterações.

  • No final, os alunos sistematizam o seu trabalho num cartaz digital.

  • Divulgação dos trabalhos dos alunos nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Analisa o potencial e os limites inerentes aos diferentes tipos, formatos e linguagens dos media.
2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...).
3. Infere sobre propósitos e intenções de mensagens mediáticas, numa vasta gama de media.
5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência.
6. Seleciona criteriosamente produtos mediáticos, com base no seu valor e noutros critérios relevantes, assumindo-se como um consumidor esclarecido.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
4. Reconhece a fronteira entre o público e o privado.
7. Reconhece o uso de procedimentos avançados de segurança e de proteção como uma exigência inerente a uma boa utilização dos media, exercendo conscientemente os seus direitos e deveres em linha.

 

Articulação curricular possível

Ensino Secundário
Filosofia
Cidadania e desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Mais recursos em: Center for Media LiteracySee the latest

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard