Estratégia

Avaliação

Organizando-se o trabalho de toda a RBE em torno do núcleo estruturante Qualidade e melhoria contínua, uma das suas diretrizes é Monitorizar e avaliar permanentemente as diferentes áreas de intervenção, atestando processos e resultados e informando a tomada de decisões.

A avaliação das bibliotecas escolares é hoje uma prática consolidada nas escolas, resultando da aplicação generalizada do Modelo de avaliação da biblioteca escolar, desenvolvido por este Programa e em aplicação em todas as escolas dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário e nalgumas escolas do 1.º ciclo. Este documento tem-se constituído como um instrumento orientador de boas práticas e, simultaneamente, indutor de uma cultura de avaliação.

Desde o seu lançamento em 2009, este documento foi atualizado em 2014 e 2018. A atual versão incorpora um conjunto de alterações e introduz reajustes, resultantes da inquirição aos professores bibliotecários e a grupos de reflexão, da análise dos resultados recolhidos no decurso do ciclo avaliativo 2014-2017 e da necessidade de reforçar aspetos que possibilitassem a aferição fidedigna do trabalho realizado no âmbito do desenvolvimento das competências preconizadas pelo Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

O documento mantém a estrutura, a organização da informação e a intencionalidade pedagógica que o caraterizavam nas anteriores edições. Os domínios continuam a ser unidades parcelares de análise e de avaliação, que correspondem às áreas nucleares do trabalho da biblioteca. Cada domínio integra um conjunto de indicadores, a que correspondem fatores críticos de sucesso e toda a informação relativa aos processos avaliativos que se lhes aplicam.

MABE-domínios

 
 
 
_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard