Vou contar-te uma história. Da leitura à escrita
 
  AE n.º 2 de Elvas
 
  
 
   
    
     
     | Eixo de intervenção: Visibilidade da leitura | Socialização da Leitura |  
    
 
    
  
 
  
 
  Objetivos
 
   
   - Promover o desenvolvimento da leitura e escrita;
  
   - Desenvolver atividades interciclos, de forma colaborativa.
  
  
 
  Intervenientes
 
  4 turmas de 3º Ano (18 alunos) e 2 turmas de JI (40 crianças).
 
  Descrição
 
   
   - Os alunos selecionados da turma de 3º Ano, de forma rotativa, escolhem e preparam a leitura de uma história para apresentar às crianças do Pré-escolar.
  
   - A escolha e a primeira leitura é realizada na sala de aula. A fase de preparação da atividade é realizada na biblioteca escolar.
  
   - Na sala de JI os alunos contam a história e a professora bibliotecária, que acompanha os alunos contadores de histórias, e a educadora ajudam na exploração da mesma.
  
   - Na fase seguinte os alunos escrevem a suas histórias e assumem o papel de escritores. Com recurso aos materiais (pedras pintadas) construídos por uma professora da equipa da biblioteca escolar, os alunos escrevem livremente as suas histórias, na sala de aula. Sublinhe-se que as pedras retratam os diferentes elementos da história: personagens, espaço, tempo, ação.
  
   - A história é lida, corrigida e reescrita, no computador, com a colaboração da mesma equipa.
  
   - O texto final é lido e gravado em podcast.
  
   - No final é elaborado um pequeno livro com a história e as respetivas ilustrações.
  
   - Após este trabalho os alunos continuam a atividade de contar histórias, mas agora com recurso às suas histórias.
  
   - Realiza-se também um encontro de partilha de histórias onde se juntam todos os alunos, para ver e ouvir algumas das histórias criadas.
  
  
 
  Periodicidade
 
  A atividade de contar histórias realiza-se todas as semanas.
 
  Cada aluno do 3º ano prepara uma história, e apresenta-a aos alunos do pré-escolar todas as quartas-feiras.
 
  O podcast da história passa, também, na rádio local no mesmo dia.
 
  Parcerias
 
   
   - Biblioteca Escolar
  
   - 4 Professoras titulares de turma (3º Ano)
  
   - 2 Educadoras
  
   - Rádio Elvas (Rádio local) onde, depois de gravados os podcasts das histórias trabalhadas, podiam ser partilhdos com todos os ouvintes da rádio.
  
  
 
  Divulgação
 
  