Media | Refletir | Produzir | 3ºCiclo | Cidadania e Desenvolvimento | Partilha de opiniões | Vídeo | Discurso de ódio
Reflexão sobre o poder das imagens e do contacto visual na formação de narrativas e opiniões, por meio da análise de um filme.
 
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver habilidades críticas na análise de conteúdo audiovisual.
  • Compreender o impacto do contacto visual na promoção da empatia.
  • Discutir a questão dos refugiados e a importância da sua proteção e acolhimento.

 

Desenvolvimento

Reflexão sobre o poder das imagens e do contacto visual na formação de narrativas e opiniões, por meio da análise de um filme.

  • O docente apresenta o vídeo: "Olhe para além das fronteiras…” (ver recursos).
  • Em pequeno grupo, os alunos:
    • analisam o modo como o vídeo aborda a conexão visual entre os participantes, identificando elementos de comunicação não-verbal, como expressões faciais, gestos e situações;
Sugestões de análise de elementos de comunicação não-verbal: gestos; contacto visual; expressões faciais; linguagem corporal ou postura.
    • refletem sobre como os elementos de comunicação não-verbais podem comunicar (entendimento, apoio, resistência ou outra mensagem), fortalecer a conexão entre os participantes e/ ou construir uma narrativa;
    • trocam ideias sobre como os diversos elementos visuais (intervenientes e contexto/ cenário) contribuem para a mensagem global do vídeo.
    • registam as suas conclusões.

  • Em grande grupo, os alunos:
    • apresentam as suas conclusões;
    • discutem as emoções despertadas pelo vídeo e a forma como influenciam a percepção sobre a questão dos refugiados.
Sugestões para orientar o debate: 
Identificação de emoções: troca de perspectivas e exploração das razões por trás dessas emoções, procurando compreender como diferentes pessoas reagem de maneiras diversas.
Reflexão sobre a influência nas perceções: como é que as emoções podem moldar atitudes, crenças e opiniões em relação aos refugiados.
Contextualização das emoções: analisar como a linguagem não-verbal e os elementos visuais contribuíram para a evocação dessas emoções.
Relação com a empatia: explorar a capacidade de se colocar no lugar do outro (empatia);
Desafios na interpretação emocional: reconhecer que as emoções podem ser subjetivas e influenciadas por experiências pessoais…
 
  • Individualmente, os alunos escrevem um texto reflexivo sobre o vídeo, destacando como essa experiência teve impacto na sua compreensão e empatia em relação aos refugiados.
Sugestões: Conectar as emoções despertadas pelo vídeo com as suas próprias experiências pessoais; Refletir sobre a importância das imagens e do contacto visual na formação de opiniões; Considerar como as imagens podem influenciar emoções, moldar narrativas e inspirar ações práticas ou mudanças de atitude; etc.
 
  • Publicação dos textos num mural digital (ver recursos)

  • Divulgação do mural digital nos canais de comunicação da biblioteca. 

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Caracteriza diferentes media, formatos e tipos de conteúdo, identificando as suas linguagens e características próprias. 
3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard