Bibliotecas > Práticas

Turista n@ minha cidade

As bibliotecas da Escola Básica de Avenida e da Escola Básica de Monserrate (Agrupamento de Escolas de Monserrate, Viana do Castelo), em articulação curricular com os professores titulares do 4.º ano e em colaboração com a coordenação do 4.º ano de escolaridade, planificaram e implementaram a atividade Turista n@ minha cidade.

Esta é uma atividade lúdico didática que permite descobrir o património edificado de Viana do Castelo, relacionando-o com momentos relevantes da história local e nacional.

Destinada a alunos do 1.º ciclo, faz articulação com as aprendizagens essenciais das áreas de Estudo do Meio (História), Matemática (percursos, leitura de mapas), Educação e Cidadania (conhecimento e defesa do património local), Português (leitura de textos informativos, escrita de textos) e Expressão Artística (cartazes, encenação).

Foi preparado um roteiro passando por pontos estratégicos da cidade, em termos históricos e culturais, para os alunos realizarem, respondendo a desafios, com recurso a dispositivos móveis, contendo as aplicações Google Maps e um leitor de Código QR. A atividade desenvolveu-se nas seguintes etapas:

  1. Realização do percurso pelos alunos, organizados  pelos respetivos professores, em grupos com elementos de diferentes turmas, com o objetivo de promover a socialização, o espírito de equipa e o trabalho colaborativo. Os alunos tiveram acesso a dispositivos móveis (tablets e telemóveis), com acesso à internet e com capacidade para tirar fotografias.  Deveriam ter consigo, também, um lápis e o documento Guião para alunos: Turist@ na minha cidade, onde constavam todas as orientações para a realização do percurso pela cidade de Viana do Castelo: identificação dos monumentos e lugares onde ir com ajuda da aplicação do Google Maps e espaços para responder às questões levantadas;

  2. Quando chegavam aos monumentos ou lugares identificados, os alunos procuravam um código QR que, depois de lido, colocava uma questão e dava indicações de como tirar uma fotografia – a quê e como – remetendo-os para aspetos e curiosidades do património edificado em estudo.

  3. No final, os professores conferiram e validaram as respostas dadas pelos alunos;

  4. Na escola, utilizando as fotografias tiradas e as respostas às questões colocadas, os alunos elaboraram uma reportagem da atividade, selecionando o modo de a apresentar (Padlet, PowerPoint, cartazes...) e partilhando a sua experiência.

Como plano B, no caso das ligações à internet falharem, tendo em conta que se tratou de alunos do 1.º ciclo, criou-se a possibilidade de acesso às atividades em formato papel.

A base da atividade Turista n@ minha cidade pode ser adaptável a vários ciclos e a vários conteúdos: conhecimento do património religioso, dos lugares museológicos, da gastronomia local, de pessoas, de costumes, entre outros.

Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top, em novembro de 2023.

Objetivos
1. Fomentar a identidade cultural local através do conhecimento do património natural e histórico.
2. Utilizar as tecnologias e ferramentas digitais para comunicar e atender aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares, sob orientação de um adulto.
Destinatários
1º ciclo do ensino básico (4.º ano)
 Parcerias
Docentes titulares das turmas, assistentes operacionais e assistentes de biblioteca, Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Data:
22.11.2023
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard