Leitura | Compreender | 2.º Ciclo | Português | Leitura integral | Partilha de leituras | Escrita
Elaboração de textos a partir de títulos de livros, seguida da leitura desses livros.
 
 
 
 

Objetivos

  • Estimular a reflexão sobre ideias pronunciadas antes da leitura.
  • Desenvolver a compreensão leitora.
  • Estimular a imaginação.
  • Incentivar à produção de respostas pessoais.
  • Treinar a leitura.

 

Desenvolvimento

  • Os docentes selecionam na coleção da biblioteca um conjunto de obras literárias (3/4 obras) e escrevem os títulos e os nomes dos autores em tiras de papel.

  • Em pequenos grupos, os alunos:
    • Retiram à sorte uma das tiras de papel com o título e o nome do autor de uma obra;
    • Imaginam qual possa ser a história de uma obra com esse título e registam as suas antecipações.
Sugestões:
Refletir com base na ativação do conhecimento do mundo e na leitura do título. 
Colocação de questões, tais como: Qual será o assunto? Que tema sugere o título?; Identificação e caracterização das personagens: Quem são? Como são?; Localização e descrição do espaço onde se passa a história: Em que local se passa a ação? Como é esse local?…).
    • Relatam as suas hipóteses à turma, justificando-as.

  • Os docentes disponibilizam as obras aos alunos e estes, em pequenos grupos:
    • Leem integralmente a obra; 
    • Comparam os registos das antecipações que fizeram com o original - semelhanças e diferenças;
    • Produzem o texto narrativo final (reescrita) e apresentam-no à turma.

  • Em grande grupo, os alunos:
    • Leem os diversos textos produzidos;
    • Dialogam acerca da diversidade de opções apresentadas;
    • Discutem os resultados alcançados;
Sugestões para orientar a discussão:
Como podem dizer em poucas palavras a mensagem do texto?
As previsões que fizeram sobre o conteúdo do texto estavam corretas?
O que acham importante perguntar e/ou dizer aos vossos colegas sobre o texto? 
Que partes do texto devem voltar a ler para tentar perceber melhor? 
Juntando a informação do texto com o que já sabiam, o que sabem agora sobre o assunto?

  • Partilha dos trabalhos originais dos alunos num mural digital da turma.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de ficção e não-ficção, progressivamente mais complexas.

3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …).

4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais diversificados.

6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos.

Atitudes/ valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura.

3. Participa na troca e debate de ideias.

4. Manifesta espírito crítico.

7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

Português

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard