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Abordagem de conceitos básicos no âmbito dos direitos de autor; análise de situações da vida real e definição de regras simples de referenciação.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender direitos e responsabilidades enquanto consumidor e criador de conteúdos.
  • Conhecer os direitos de autor.
  • Aplicar os princípios dos direitos de autor a cenários da vida real.

 

Desenvolvimento

Abordagem de conceitos básicos no âmbito dos direitos de autor; análise de situações da vida real e definição de regras simples de referenciação.

  • Em grande grupo:

    • Inquérito interativo - hábitos online: criação e consumo (ver recursos de apoio)

    • Análise dos resultados do inquérito e abordagem do conceito de criador / consumidor. (veja o recurso de apoio Reflexão: consumidores/ criadores)

    • Visionamento de um vídeo (ver recursos sugeridos)

    • Comentário do vídeo
Sugestões de abordagem:
Este vídeo pertence a uma série que levou cerca de seis meses a produzir. 
Porque será que os operadores de câmara e os cientistas estavam dispostos a correr sérios riscos para criar esta minissérie? 
Lembrem-se de um trabalho de criação que já tenham feito. Como se sentiriam em relação a outros que partilhassem esse trabalho como se fosse deles?
O que vos motivaria a dedicar meio ano a um projeto? 
Seria importante que os outros reconhecessem que são vocês quem decide onde e como o vosso trabalho é partilhado em linha?
 
    • Abordagem dos conceitos de direitos de autor/ copyright, plágio, referenciação…

  • A pares: Jogo interativo: Direitos de autor (ver recurso de apoio)

  • Em pequeno grupo: Posso ou não posso? Análise de situações do quotidiano (Ver recurso de apoio)

  • Em grande grupo:

    • Apresentação e discussão de resultados

    • Definição de regras a seguir para respeitar os direitos de autor (Ver sugestões em recurso de apoio)

  • Em pequeno grupo:

    • Elaboração de dicas para um uso correto da informação disponível online.

    • Criação de materiais de divulgação (analógicos ou digitais) que incorporem essas dicas

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

9. Cumpre normas associadas aos direitos de autor.
11. Escolhe um formato ajustado aos conteúdos a apresentar, usando as ferramentas adequadas (digitais ou outras).

Atitudes/ Valores:

4. Respeita os direitos de autor e conexos.
7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.

 

Articulação curricular possível

2.º Ciclo
Aprendizagens essenciais 

 

Recursos

Observações

1.    Esta atividade foi inspirada nas seguintes propostas:

2.    Esta atividade poderá ter sequência, convidando-se os alunos a desenvolverem uma campanha pelo uso adequado e justo dos conteúdos disponíveis em linha.

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Lista de distribuição
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