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Seminário “Da Arte de Ler… Camões”

Nos dias 7 e 8 de julho de 2025, terá lugar a XI edição do seminário “Da Arte de Ler”, este ano subordinado ao tema “Da Arte de Ler… Camões”.

Promovido pela Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça (RBCA), este encontro anual constitui já uma referência consolidada no panorama da formação de professores.

A edição de 2025 junta-se às comemorações nacionais dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, figura maior da literatura portuguesa e referência matricial da identidade cultural e linguística do país. Convocar Camões, neste tempo e neste espaço, é afirmar a intemporalidade da palavra poética, o valor civilizacional do conhecimento humanista e a urgência de (re)aproximar os leitores contemporâneos da obra de um autor que funde, com rara mestria, múltiplos saberes.

Como habitualmente, o seminário acolherá um conjunto de comunicações de prestigiados docentes e investigadores da Universidade de Coimbra e ainda de insignes escritores atuais. O programa integra, também, oficinas temáticas orientadas por reconhecidos formadores e agentes culturais, com propostas metodológicas inovadoras e transversais, que visam a apropriação criativa da obra de Camões em diferentes contextos educativos e culturais.

O seminário dirige-se a professores de todos os grupos de recrutamento, professores bibliotecários, técnicos de bibliotecas públicas, mediadores de leitura e outros profissionais da cultura e da educação, valorizando o diálogo entre áreas disciplinares e o cruzamento de saberes.

No âmbito da parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, esta iniciativa está acreditada como ação de formação de 15 horas, sob o registo CCPFC/ACC-134417/25. A inscrição deve ser efetuada na plataforma do CFAE e cada docente só se poderá inscrever numa turma, sendo fortemente recomendada a consulta prévia do caderno de sinopses das oficinas.

Mais do que uma evocação comemorativa, o seminário “Da Arte de Ler… Camões” pretende ser uma convocatória à leitura enquanto gesto de aprofundamento do humano e como via de conhecimento e à escola como lugar privilegiado de reatualização dos clássicos, enquanto espaço onde se promove uma formação integral, assente na valorização do património literário, no exercício do pensamento crítico e na construção de uma cidadania culturalmente enraizada e intelectualmente emancipada.

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