Informação | Pesquisar | Tratar | Produzir | 3.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Infográficos
         
        
       
        
         
          
           
            Pesquisa, seleção e análise de conteúdos sobre os ODS e participação ativa em ações coletivas para mobilização da comunidade.
             
          
            
            
          
            
            
           
           
          
         
       
         
         
         |  
    
 
     
         |  
      Objetivos  
       
       - Compreender o conceito de desenvolvimento sustentável.
  
       - Participar em ações, em prol dos ODS, que contribuam para a ampliação de conhecimento, mobilização e engajamento, a nível escolar, local e regional.
  
       - Pesquisar, avaliar e selecionar informação relevante para responder a um problema ou necessidade de informação.
  
            |  
    
 
     
         |  
      Desenvolvimento Pesquisa, seleção e análise de conteúdos sobre os ODS e participação ativa em ações coletivas para mobilização da comunidade.  
       
       - Os docentes introduzem o tema (Agenda 2030) e definem com os alunos o trabalho a desenvolver.
 
   
       - Individualmente, os alunos analisam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ver recursos) e respondem a um questionário (conceito de desenvolvimento sustentável, áreas abrangidas pelos ODS,…).
 
   
       - Em grande grupo, os alunos analisam os resultados do questionário e debatem/ esclarecem as dúvidas/ incorreções apuradas.
 
   
       - Em pequeno grupo, os alunos 
  
         
         - Exploram materiais diversos (ver recursos) para ampliar os seus conhecimentos sobre o objetivo que lhes foi atribuído.
 [atribuição de um ODS a cada grupo de alunos]
 
   
         - Indicam ações individuais e coletivas a desenvolver para atingir o objetivo;
 
   
         -  Identificam questões com aplicação local e as informações que necessitam obter sobre as mesmas (dimensão dos problemas; ações em curso; responsáveis …);
 
   
         -  Criam infográficos que apelem à alteração de comportamentos (ações individuais e coletivas a desenvolver identificadas pelo grupo);
 
   
         - Pesquisam, avaliam e selecionam informação de acordo com as necessidades identificadas (questões com aplicação local);
 
   
         - Preparam questões que permitam aprofundar os seus conhecimentos e contribuir para a consecução do objetivo a nível local/ regional (ações em curso; papel dos indivíduos e das instituições; ações urgentes; soluções possíveis…) e escolhem o porta-voz do grupo.
 
   
            
       - A biblioteca escolar organiza uma sessão com representantes de instituições e entidades locais/ regionais com responsabilidade e/ ou intervenção nas áreas dos ODS trabalhados.
 Na sessão, aberta à comunidade, os alunos colocam as questões formuladas e participam no debate gerado entre os participantes.
 
   
       - A biblioteca escolar divulga, nos seus canais de comunicação digital, os infográficos produzidos e toda a informação relativa à sessão com os representantes de instituições e entidades locais/ regionais.
 Os infográficos podem ser igualmente impressos e integrar uma exposição física na escola.      
            |  
    
 
     
         |  
      Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades:  3. Define uma metodologia de pesquisa, selecionando ferramentas e alargando o leque das fontes de informação (…) a que acede. 7. Trabalha colaborativamente, debatendo e justificando os seus pontos de vista, confrontando-os com os dos outros e reformulando posições. 8. Combina dados de diferentes fontes, organiza, categoriza e estrutura a informação recolhida.  Atitudes/ Valores  4. Respeita os direitos de autor e conexos. 5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.      |  
    
 
     
         |  
      Articulação curricular possível 3.º Ciclo Áreas/ Disciplinas do Ensino Básico Cidadania e desenvolvimento      |  
    
 
     
         |  
      Recursos 
           |