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Repórteres para o ambiente

A biblioteca da Escola Secundária São Pedro, Vila Real, em resposta à  necessidade de desenvolver competências digitais de colaboração e produção de conteúdos mediáticos, nos alunos do 3º ciclo, identificada no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), implementou, em articulação com a coordenação do PADDE e os professores de Cidadania e Desenvolvimento, de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e de Português, a atividade Repórteres para o ambiente, destinada aos alunos do 7.º ano de escolaridade.

  1. A atividade iniciou-se com a definição do plano de trabalho, entre os vários parceiros e com a formação das equipas instrutoras (professores, professora bibliotecária e  Monit@res da biblioteca escolar), por turma, para acompanhamento do trabalho.

  2. No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, os alunos ficaram responsáveis pela criação de um Jornal de Parede, em formato impresso e digital, sobre os problemas ambientais que iriam identificar no espaço escolar.

  3. Na disciplina de Português identificaram as características de uma reportagem fotográfica.

  4. Na disciplina de TIC, os alunos fizeram uma introdução à prática de fotografia. Seguidamente, fotografaram as situações que consideraram mais problemáticas na escola e identificaram o que estava bem e a merecer divulgação e o que estava menos bem e a precisar de ser melhorado.

  5. Na biblioteca escolar, os alunos aprenderam a criar e partilhar, com os elementos do respetivo grupo de trabalho, um documento no Google Docs (DRIVE), onde inseriram o resultados de pesquisas realizadas, as fotografias tiradas, com identificação do autor, da data e do local. Este documento serviu como registo de todas as atividades realizadas e permitiu, também, aos professores, o acompanhamento dos trabalhos e o feedback imediato e sistemático. O documento de cada grupo, no Google Docs, foi também partilhado com os elementos da respetiva equipa instrutora.

  6. A construção do Jornal de Parede concretizou-se através da ferramenta Canva, com a supervisão da equipa da biblioteca escolar e a colaboração dos alunos e alunas monitores da biblioteca escolar. A versão impressa do jornal foi exposta na biblioteca e a versão digital foi partilhada nos canais e redes sociais da biblioteca escolar.

  7. A atividade integrou, também, uma sessão para os alunos com técnicos de saúde ambiental.

  8. A avaliação das aprendizagens, realizou-se através da ferramenta Corubrics para auto e heteroavaliação das competências de colaboração, autonomia e responsabilidade dos alunos nas várias tarefas.

  9. Para a avaliação das competências de utilização de ferramentas digitais e das competências de observação e reflexão, foi utilizada a estratégia "Duas estrelas e um desejo" com recurso a um instrumento disponibilizado pela biblioteca escolar.

Esta atividade foi destacada no âmbito do prémio Fazer em rede - Atividade Top em março de 2023.

Objetivos
1. Exercitar uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais.
2. Usar os media e ambientes online para criar e comunicar ideias com eficácia e interagir com diferentes audiências.

Destinatários
3.º ciclo (realizado com turmas de 7.º ano)

Parcerias
Professores de Cidadania e Desenvolvimento, de Tecnologias da Informação e Comunicação e de Português; Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE); Monit@res da Biblioteca; Técnicos de Saúde Ambiental.

Data
28.03.2023
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