Recurso de ECG "A Maior Flor do Mundo"
A proposta educativa tem como fonte de inspiração o discurso pronunciado no Banquete Nobel, aquando da entrega do Prémio Nobel de Literatura, em 1998: “Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa. Com a mesma veemência e a mesma força com que reivindicarmos os nossos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres. Talvez o mundo possa começar a tornar-se um pouco melhor”.
Por outro lado, os guiões criados para os 4 filmes produzidos partem do desafio lançado no próprio conto por José Saramago, no sentido de cada um se poder apropriar da história e a reviver/recontar. Nesse sentido, a história do conto é um ponto de partida para um processo de questionamento, conhecimento e ação.
Propostas de etapas de trabalho:
ETAPA 1 – Ler o conto.
ETAPA 2 - Aprofundar a compreensão da história e da mensagem.
ETAPA 3 – Assegurar uma ligação com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção sobre os Direitos da Criança e a Carta dos Deveres e Obrigações dos Seres Humanos.
ETAPA 4 – Repensar e transformar.