No âmbito do projeto Diário de Escritas, a biblioteca da Escola Básica da Foz do Neiva, Castelo do Neiva, (Agrupamento de Escolas Monte da Ola, Viana do Castelo), convidou os professores e os alunos do 1.º Ciclo para dinamizarem uma atividade em articulação curricular com a biblioteca escolar, no contexto da comemoração do Dia Mundial da Poesia (21 de março).
A proposta, designada Poesia e Ciência, consistiu na criação de um poema coletivo sobre o tema Ciência, com o foco na água.
Todas as turmas, do 1.º ao 4.º ano, trabalharam o tema “Água”, tendo também como objetivo o desenvolvimento da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas - Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ONU).
- Em processo de escrita criativa, os alunos criaram estrofes para integrar o poema coletivo e em atividades de expressão plástica, elaboraram desenhos ilustrativos. A iniciativa começou cinco semanas antes do dia 21 de março, numa turma que iniciou o poema. As restantes turmas deram continuidade ao trabalho, explorando o tema e criando, cada uma, duas estrofes, à medida que foram recebendo o poema em construção, que circulou pelas diferentes salas, até ser concluído na última turma que o recebeu.
- No Dia Mundial da Poesia (21 de março), o poema coletivo intitulado Água, foi apresentado num mural, à entrada da biblioteca escolar e oralmente, por equipas de alunos, a todas as turmas desde o pré-escolar ao 9.º ano (443 alunos). As equipas leitoras foram constituídas por alunos das várias turmas participantes que começaram por apresentar a atividade realizada e depois declamaram o poema criado (cada aluno declamou as estrofes criadas pela respetiva turma).
- O poema completo foi registado pelos alunos no respetivo caderno diário ou no Diário de Escritas e foi divulgado online, através de uma apresentação digital, nos meios de divulgação da biblioteca escolar.
Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top em março de 2024, ex aequo.