Bibliotecas > Práticas

Os media e eu

A biblioteca da Escola Básica de Paredes, do Agrupamento de Escolas Damião Goes, Alenquer, desenvolveu a atividade: Os media e eu, em articulação curricular com docentes do 1.º ciclo.

A proposta de atividade foi divulgada aos docentes, através de um folheto explicativo (Divulgação aos Docentes).  A partir desta informação, estabeleceu-se a articulação curricular entre a biblioteca escolar e os docentes, envolvendo as áreas de Estudo do Meio e Cidadania e Desenvolvimento.

A atividade desenrolou-se através de duas ações (A e B), que decorreram em três sessões sequenciais, de 60 minutos cada, que a seguir se apresentam:

Ação A - Media...o que são?

  1. Nesta sessão realizou-se uma introdução ao tema, a partir da visualização de um vídeo, que integra a apresentação da sessão: Media, o que são?.

  2. Concluída a visualização, trabalhou-se com os alunos, a definição de media, ilustrando com exemplos de diferentes tipos de media: tradicionais e digitais.

  3. Seguidamente, os alunos foram convidados a identificar media que encontram nas ruas, no seu quotidiano. Seguiram-se duas dinâmicas apelativas de aplicação e monitorização dos conhecimentos adquiridos:

Ação B1 - Fake news - parte 1

  1. A professora bibliotecária leu em voz alta, a obra: Las abejas que vencieron a las fake news con el poder de la verdade, de Nacho Valle Garcia (a obra existe apenas em inglês e em castelhano. A professora bibliotecária fez uma tradução e adaptação livres do texto do livro).

  2. Seguiu-se uma exploração do texto a partir dos conceitos: hacker, campanha de difamação; redes sociais e influencers. Foram ainda abordados os conceitos de informação e desinformação, com exemplos e debatida a ação da história lida. Este trabalho teve como suporte a apresentação da Ação B- parte 1 (FakeNews-parte 1).

  3. Passou-se, posteriormente, a um trabalho prático: Detetives da verdade, realizado com a colaboração dos docentes da turma e que consistiu na leitura de pequenas histórias preparadas, onde se misturam factos verdadeiros e desinformação, com características engraçadas ou absurdas. Os alunos foram convidados a identificar a informação falsa nas histórias e a justificar por que razão a consideraram falsa, o que resultou numa interação rica, no grupo turma.

Ação B - Fake news - parte 2

  1. A sessão começou com a exploração dos motivos que conduzem as pessoas a difundirem informações incorretas e falsas. Este trabalho decorreu tendo uma apresentação como suporte (Fake News - parte 2).

  2. Seguiu-se um debate sobre as consequências das informações incorretas, abordando-se, igualmente, estratégias para as detetar e para nos mantermos corretamente informados.

  3. A concluir, realizou-se um trabalho prático: Criar um clickbait. Seguindo as instruções facultadas pela professora bibliotecária, foi solicitado aos alunos, que, em trabalho de grupo, inventassem um título sensacionalista, simulando um clickbait. À medida que iam concluindo o desafio, os alunos foram convidados a realizar uma sopa de letras sobre os conceitos abordados.

  4. No final, foram apresentados e debatidos, em grande grupo, os títulos criados. 

Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top, em novembro de 2025.

Objetivos
1. Familiarizar-se com os diferentes tipos de media.
2. Consolidar conhecimentos adquiridos na disciplina de Estudo do Meio (3.º ano).
3. Refletir sobre o impacto da desinformação.
Destinatários
Alunos do 1.º ciclo (3.º ano)
Parcerias
Docentes do 1.º ciclo
Data: 25/11/2025

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard