A biblioteca da Escola Básica de Paredes, do Agrupamento de Escolas Damião Goes, Alenquer, desenvolveu a atividade: Os media e eu, em articulação curricular com docentes do 1.º ciclo.
A proposta de atividade foi divulgada aos docentes, através de um folheto explicativo (Divulgação aos Docentes). A partir desta informação, estabeleceu-se a articulação curricular entre a biblioteca escolar e os docentes, envolvendo as áreas de Estudo do Meio e Cidadania e Desenvolvimento.
A atividade desenrolou-se através de duas ações (A e B), que decorreram em três sessões sequenciais, de 60 minutos cada, que a seguir se apresentam:
Ação A - Media...o que são?
- Nesta sessão realizou-se uma introdução ao tema, a partir da visualização de um vídeo, que integra a apresentação da sessão: Media, o que são?.
- Concluída a visualização, trabalhou-se com os alunos, a definição de media, ilustrando com exemplos de diferentes tipos de media: tradicionais e digitais.
- Seguidamente, os alunos foram convidados a identificar media que encontram nas ruas, no seu quotidiano. Seguiram-se duas dinâmicas apelativas de aplicação e monitorização dos conhecimentos adquiridos:
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- Os media escondidos – atividade com a técnica da lanterna: usando uma lanterna os alunos classificam os media a descobrir dentro dos frascos;
- Realização de um Quiz com o título: Quem sabe mais sobre os media? e que integra a apresentação da sessão.
Ação B1 - Fake news - parte 1
- A professora bibliotecária leu em voz alta, a obra: Las abejas que vencieron a las fake news con el poder de la verdade, de Nacho Valle Garcia (a obra existe apenas em inglês e em castelhano. A professora bibliotecária fez uma tradução e adaptação livres do texto do livro).
- Seguiu-se uma exploração do texto a partir dos conceitos: hacker, campanha de difamação; redes sociais e influencers. Foram ainda abordados os conceitos de informação e desinformação, com exemplos e debatida a ação da história lida. Este trabalho teve como suporte a apresentação da Ação B- parte 1 (FakeNews-parte 1).
- Passou-se, posteriormente, a um trabalho prático: Detetives da verdade, realizado com a colaboração dos docentes da turma e que consistiu na leitura de pequenas histórias preparadas, onde se misturam factos verdadeiros e desinformação, com características engraçadas ou absurdas. Os alunos foram convidados a identificar a informação falsa nas histórias e a justificar por que razão a consideraram falsa, o que resultou numa interação rica, no grupo turma.
Ação B - Fake news - parte 2
- A sessão começou com a exploração dos motivos que conduzem as pessoas a difundirem informações incorretas e falsas. Este trabalho decorreu tendo uma apresentação como suporte (Fake News - parte 2).
- Seguiu-se um debate sobre as consequências das informações incorretas, abordando-se, igualmente, estratégias para as detetar e para nos mantermos corretamente informados.
- A concluir, realizou-se um trabalho prático: Criar um clickbait. Seguindo as instruções facultadas pela professora bibliotecária, foi solicitado aos alunos, que, em trabalho de grupo, inventassem um título sensacionalista, simulando um clickbait. À medida que iam concluindo o desafio, os alunos foram convidados a realizar uma sopa de letras sobre os conceitos abordados.
- No final, foram apresentados e debatidos, em grande grupo, os títulos criados.
Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top, em novembro de 2025.