| 
    
       
        Media | Conhecer | Refletir | Inteligência Artificial | Chatbots
         
        
         
          
           
            Abordagem do conceito de chatbot  e reflexão sobre os seus potenciais impactos.
           
            
           
            
           
         
        | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Conhecer o conceito de chatbot.Compreender o modo de funcionamento dos chatbots.Identificar potenciais impactos dos chatbots. 
 | 
 
     
     |   | DesenvolvimentoAbordagem do conceito de chatbot e reflexão sobre os seus potenciais impactos.  
       (A inteligência artificial é um programa de computador que pode executar tarefas que normalmente requerem inteligência. Um chatbot é um programa de computador que usa tecnologia de IA para responder, em tempo real, ao que é dito por humanos.)Em grande grupo e orientados pelo docente, os alunos:
  
         Procuram exemplos de chatbots com que já contactaram e identificam os objetivos dessas interações.Definem Inteligência Artificial e chatbot.  
        
         
         Visionam o vídeo What are AI Chatbots? (ativar tradução automática)Descrevem o modo de funcionamento dos chatbots (ver recurso de apoio).Jogam o jogo interativo Quem fala? (ver recurso de apoio).
 
Em pequeno grupo, os alunos 
         
         Discutem vantagens e riscos associados ao uso de chatbots.Dividem uma folha em duas colunas (vantagens e riscos) e registam as suas ideias.
 
Em grande grupo e com a orientação do docente (ver recurso de apoio), os alunos:
  
         Partilham e discutem as suas reflexões.Refletem sobre os riscos identificados.Elencam ações que permitam minimizar os riscos. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados.7. Aplica procedimentos básicos de segurança associados à utilização dos media e à comunicação online.
 Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.2. Demonstra espírito crítico face aos media.
 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possívelCidadania e desenvolvimentoTIC
 
 | 
 
     
     |   | Recursos
 |