Bibliotecas > Práticas

O sentir do AESL

A biblioteca da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, São João da Madeira promove, desde 2019,  uma iniciativa que envolve todos os alunos do respetivo agrupamento de escolas.

No início do ano letivo, em Conselho Pedagógico e de acordo com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, é definido o tema a trabalhar e o envolvimento dos diferentes parceiros.

Inicia-se, seguidamente, a fase de mobilização, por parte da biblioteca escolar, dos conselhos de turma / de docentes para o desenvolvimento de atividades que concretizem o tema, nomeadamente no âmbito dos Domínios de Articulação Curricular  e da Cidadania e Desenvolvimento.

A biblioteca partilha as orientações para os trabalhos a realizar (produção de texto ou imagem), articulando a planificação dos projetos das turmas, incluídos nos respetivos Planos Curriculares de Turma.

O desenvolvimento das atividades e a produção de ebooks com os trabalhos realizados, em cada ano,  tem o acompanhamento da biblioteca escolar, com enfoque no desenvolvimento de literacias e no respeito pelos direitos de autor e direitos conexos.

Esta prática recebeu o prémio Fazer em Rede - Boas práticas em 2022-2023.

Questão de Partida
Articulação da ação da biblioteca escolar com as metas do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas: a cidadania; o trabalho colaborativo; o exercício de diferentes literacias; o desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; a identidade do agrupamento; o respeito pela proteção de dados, pelos direitos autorais e pelas normas de referenciação.
Objetivos
1. Promover a cidadania, íntegra e responsável.
2. Desenvolver práticas de trabalho colaborativo entre diferentes parceiros.
Destinatários
Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário
Data de início: 2019
Parcerias: Plano Nacional das Artes, Eco-Escolas, Escola Amiga dos Direitos Humanos, Clube Europeu, Academia Ubuntu
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard