Media | Conhecer | Refletir | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Metaverso
Abordagem do conceito de metaverso, a partir do visionamento de vídeos e reflexão sobre as suas implicações para a vida.
 
 
 
 

Objetivos

  • Conhecer o conceito de metaverso.
  • Pensar essa tecnologia de forma crítica.

 

Desenvolvimento

Abordagem do conceito de metaverso, a partir do visionamento de vídeos e reflexão sobre as suas implicações para a vida.

  • A pares, os alunos:

    • Jogam um jogo interativo que mobiliza conceitos ligados à realidade virtual e ao metaverso; (ver recurso de apoio)

    • Leem a transcrição do vídeo que vão ver; (ver recurso de apoio)

    • Veem dois filmes: What is the Metaverse? e Gaming in the metaverse;

    • Respondem a um questionário sobre os filmes. (ver recurso de apoio)

  • Em grande grupo, os alunos:

    • Elencam frases que permitam definir o que é o metaverso;
Algumas frases possíveis:
É uma realidade mista que combina realidade virtual e realidade aumentada; / Faz-nos imergir num ambiente virtual; / Podemos comunicar com um ambiente virtual e com outros participantes; / Comporta-se como uma internet a 3 dimensões; / Além da visão, convoca o olfato e o tato; / Usa avatares para representar pessoas; / Já se encontra um pouco presente em alguns videojogos….

    • Refletem em conjunto sobre essa tecnologia.
Algumas questões passíveis de provocar a reflexão:
O que pensam sobre esta tecnologia? / O que imaginam que podemos fazer com ela no futuro? / Será bom ou será mau para nós? / Será só bom? / Será só mau? /Que perigos vos parece que pode trazer? / O que acham que podemos fazer para nos protegermos? …

  • Os docentes concluem com um breve ponto de situação da discussão.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Distingue os diferentes media/ formatos, caracterizando tipos de conteúdo (informativo, educativo, cultural, de entretenimento, noticioso, publicitário, ...).
2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados.
7. Aplica procedimentos básicos de segurança associados à utilização dos media e à comunicação online.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.
5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa.

 

Articulação curricular possível

Cidadania e desenvolvimento
Português

 

Recursos

Observações

Atividade adaptada a partir de:

British Council. (s.d.). What is metaverse? Learn English Teens. https://learnenglishteens.britishcouncil.org/study-break/video-zone/what-is-the-metaverse

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard