Media | 2.º Ciclo | Conhecer | Refletir | Português | Cidadania e Desenvolvimento | Folhetos
Exploração do tema da desinformação a partir da leitura de um conto.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender a importância da veracidade da informação.
  • Reconhecer os danos que a desinformação pode causar.
  • Verificar fontes, avaliar a credibilidade das informações e identificar informações enganosas.

 

Desenvolvimento

Exploração do tema da desinformação a partir da leitura de um conto.

  • Os alunos, individualmente ou a par, leem o conto "No País da Verdade: a incrível aventura dos pequenos Guardiões” (ver recurso de apoio).

  • Os docentes, conduzem uma discussão em grande grupo sobre:

    • a história e as personagens (características e papéis);
[Sugestões: Quais foram os desafios que as personagens enfrentaram no conto? Como é que as personagens trabalharam para encontrar a verdade?]

    • A relevância da verdade e o impacto da desinformação na vida pessoal e na sociedade;
[Sugestões: O que significa desinformação? Qual é a diferença entre desinformação e informação? Porque é importante a informação? Por que é importante verificar a veracidade das informações antes de acreditarmos nelas? Já ouviram histórias ou notícias que mais tarde vieram a descobrir que eram falsas? Como é que isso vos fez sentir?]

    • os procedimentos a desenvolver para avaliar a credibilidade das fontes de informação e os comportamentos a adotar perante situações de desinformação. [Ver recursos]

  • Em pequenos grupos, os alunos:

    • exploram recurso(s) educativo(s) sobre o tema, selecionado(s) pelo docente (ver recursos - Jogos/ Vídeos);
    • analisam e respondem ao(s) desafio(s) aí proposto(s), registando as suas conclusões.

  • Em grande grupo, os alunos, orientadas pelos docentes: 

    • partilham as suas experiências;
    • elaboram um folheto com dicas e/ou orientações para combater a desinformação e evitar a sua disseminação;
    • refletem e debatem sobre as aprendizagens adquiridas.

  • Publicação do folheto nos canais de comunicação da biblioteca escolar.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados.
8. Debate situações em que a ética na comunicação foi infringida, determinando possíveis consequências (pessoais, sociais, culturais,…).

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.
5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa.

 

Articulação curricular possível

2.º Ciclo
Cidadania e desenvolvimento
Português

 

Recursos

Observações

A desinformação ocorre quando informações falsas, enganosas ou incorretas são divulgadas, intencionalmente ou não, levando as pessoas a acreditar em algo que não é verdade. Pode ser disseminada por diferentes meios, incluindo notícias falsas, boatos, rumores, teorias da conspiração e até mesmo através de conteúdos manipulados ou retirados de contexto nos media.

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard