Leitura | Comunicar | Oralidade | Recomendações de leitura | Socialização da leitura
Sessão exploratória em que os alunos contactam com um conjunto de obras, leem excertos significativos e produzem recomendações de leitura para um mural coletivo da biblioteca.
 
 
 
 

Objetivos

  • Aprofundar a relação pessoal com a leitura
  • Exercitar capacidades de análise e síntese.
  • Desenvolver a comunicação argumentativa.

 

Desenvolvimento

  1. Exploração orientada de obras
    A biblioteca disponibiliza um conjunto diversificado de livros (ficção, não ficção, poesia, ensaio, novela gráfica…).
    Cada aluno explora autonomamente diferentes obras a partir de 2 a3 excertos pré-selecionados, criteriosamente escolhidos para permitir:
    •    reconhecimento de voz autoral,
    •    identificação de temas dominantes,
    •    perceção do estilo.
    Os alunos circulam livremente, lendo excertos e comparando propostas.

  2. Seleção pessoal de obra
    Após a exploração, cada aluno escolhe a obra que mais despertou o seu interesse, fundamentando a escolha com base no excerto lido: estilo do autor, relevância temática, voz narrativa, questões levantadas, qualidade literária, etc.

  3. Produção de recomendação de leitura
    Antes de qualquer partilha oral, cada aluno elabora uma recomendação concisa no mural coletivo da turma/biblioteca, respondendo a três perguntas orientadoras:
    •    Porque merece ser lido?
    •    A quem o ofereço? Porquê?
    •    O que revela o excerto sobre o valor da obra?

  4. Partilha e diálogo
    Em grande grupo:
    •    alguns alunos apresentam as suas recomendações;
    •    discutem critérios de escolha, impressões dos excertos, possíveis leituras futuras;
    •    identificam afinidades, contrastes e leituras que “aceitam” como oferta de colegas.

  5. Divulgação e continuidade
    A biblioteca disponibiliza o mural de recomendações.
    Posteriormente, os alunos comentam ou ampliam as recomendações de colegas.
    O mural permanece acessível à comunidade educativa, podendo inspirar futuras requisições de leitura e ser retomado noutras atividades de mediação leitora.

 

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Escolhe leituras diversificadas, tendo por base critérios de qualidade e necessidades ou interesses específicos. 
4. Expressa oralmente ideias, dominando os mecanismos necessários a um discurso rico, claro e coeso. 
7. Integra a leitura na sua vida pessoal e académica.

Atitudes/ Valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias.
5. Respeita diferentes opiniões.

 

Articulação curricular possível

 

 

Recursos

  • Obras diversificadas do acervo da biblioteca escolar;
  • Excertos selecionados das obras disponíveis.
  • Mural físico ou digital para registo de recomendações.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard