|
Desenvolvimento
- Exploração orientada de obras
A biblioteca disponibiliza um conjunto diversificado de livros (ficção, não ficção, poesia, ensaio, novela gráfica…). Cada aluno explora autonomamente diferentes obras a partir de 2 a3 excertos pré-selecionados, criteriosamente escolhidos para permitir: • reconhecimento de voz autoral, • identificação de temas dominantes, • perceção do estilo. Os alunos circulam livremente, lendo excertos e comparando propostas.
- Seleção pessoal de obra
Após a exploração, cada aluno escolhe a obra que mais despertou o seu interesse, fundamentando a escolha com base no excerto lido: estilo do autor, relevância temática, voz narrativa, questões levantadas, qualidade literária, etc.
- Produção de recomendação de leitura
Antes de qualquer partilha oral, cada aluno elabora uma recomendação concisa no mural coletivo da turma/biblioteca, respondendo a três perguntas orientadoras: • Porque merece ser lido? • A quem o ofereço? Porquê? • O que revela o excerto sobre o valor da obra?
- Partilha e diálogo
Em grande grupo: • alguns alunos apresentam as suas recomendações; • discutem critérios de escolha, impressões dos excertos, possíveis leituras futuras; • identificam afinidades, contrastes e leituras que “aceitam” como oferta de colegas.
- Divulgação e continuidade
A biblioteca disponibiliza o mural de recomendações. Posteriormente, os alunos comentam ou ampliam as recomendações de colegas. O mural permanece acessível à comunidade educativa, podendo inspirar futuras requisições de leitura e ser retomado noutras atividades de mediação leitora.
 |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Escolhe leituras diversificadas, tendo por base critérios de qualidade e necessidades ou interesses específicos. 4. Expressa oralmente ideias, dominando os mecanismos necessários a um discurso rico, claro e coeso. 7. Integra a leitura na sua vida pessoal e académica. Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 5. Respeita diferentes opiniões.  |