|
Desenvolvimento No âmbito da requisição domiciliária, a biblioteca dinamiza uma sessão especial de exploração e seleção de livros.
- Exploração inicial
A biblioteca organiza mesas temáticas com uma seleção diversificada de livros adequados ao 3.º ciclo (ficção, não ficção, BD, poesia, novela gráfica). Os alunos exploram livremente os livros, observam capas, sinopses, índices e primeiras páginas.
- Escolha fundamentada
Cada aluno escolhe um livro que desperte a sua atenção e regista por escrito: -o que motivou a escolha; -o que espera encontrar (antecipações); -que tipo de leitor poderá gostar daquele livro.
- Escrita da recomendação
Cada aluno produz uma recomendação breve, dirigida a um colega específico ou a um “leitor ideal”, justificando: – porque vale a pena ler o livro; – que características podem atrair outro leitor; – elementos distintivos (tema, estilo, emoção, surpresa, utilidade…).
- Partilha em grande grupo
Os alunos apresentam oralmente a sua recomendação. Os docentes promovem debate, comentários e trocas de perspetivas sobre livros e escolhas.
- Oferta simbólica
Cada aluno “oferece” a sua recomendação a um colega, que decide se quer requisitar o livro. A biblioteca incentiva a que a requisição domiciliária recaia, sempre que possível, no livro recomendado.
- Criação de mural de recomendações
A biblioteca constrói um mural físico ou digital com: – capas dos livros; – excertos das recomendações; – citações das apresentações orais; – ligações a textos críticos ou booktrailers, se existirem. Este mural fica disponível para consulta da comunidade escolar e pode alimentar novas escolhas de leitura ao longo do período.
- Prolongamento
Numa sessão posterior, os alunos partilham as suas leituras e comentam: – se o livro correspondia à recomendação; – que aspetos confirmaram ou contrariaram as expectativas; – que aprendizagens retiraram da escolha feita por outro.
 |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Escolhe livros e leituras progressivamente mais variadas, explicitando as razões da sua escolha. 4. Expressa oralmente ideias, usando vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais ricos e complexos. 6. Cria textos originais com intencionalidades comunicativas específicas, respeitando convenções próprias dos géneros e formatos escolhidos. 7. Consolida hábitos de leitura. Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade. 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias.  |