1.º Ciclo | Leitura | Comunicar | Oralidade | Escrita | Requisição domiciliária | Socialização da leitura
Sessão de requisição em que cada aluno explora livros, escolhe o preferido e o “oferece” simbolicamente a um colega através de uma recomendação.
 
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver práticas de leitura autónoma, fazendo escolhas intencionais e fundamentadas.
  • Selecionar livros adequados aos próprios interesses, necessidades e curiosidade.
  • Ampliar a expressão oral e escrita.
  • Exercitar pensamento crítico, argumentação e escuta ativa.

 

Desenvolvimento

No âmbito da requisição domiciliária, a biblioteca organiza uma sessão especial de descoberta, seleção e partilha de livros.

Com o apoio dos docentes, os alunos:

  1. Exploram livremente mesas temáticas de livros, observam capas, textos informativos, ilustrações e elementos paratextuais.

  2. Selecionam autonomamente o livro que mais desperta o seu interesse.

  3. Registam individualmente, por escrito, uma breve recomendação de leitura dirigida a um colega, indicando o título do livro, o motivo da sua escolha e porque acredita que esse colega poderá gostar de o ler.
    Esta recomendação pode ser feita usando palavras, pequenas frases, pictogramas ou combinações das três formas, de forma ajustada à proficiência leitora e escritora de cada aluno.

  4. Partilham as escolhas em grande grupo, apresentando brevemente o livro: tema, aspetos que despertaram curiosidade, expectativas de leitura, ilustrações marcantes ou uma pergunta que o livro suscita.

  5. “Oferecem” simbolicamente o livro a um colega, explicando por que motivo consideram que esse colega poderá gostar do livro.

  6. Recebem o livro que lhes foi “oferecido” e fazem a requisição domiciliária.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Escolhe livros e leituras, de acordo com os seus gostos, interesses e necessidades. 
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 
7. Adquire progressivamente hábitos de leitura.

Atitudes/ Valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias.
5. Respeita diferentes opiniões.

 

Articulação curricular possível

Português (leitura, oralidade, escrita).
Cidadania e Desenvolvimento (participação, colaboração, comunidade leitora).

 

 

Recursos

  • Seleção variada de livros do acervo da biblioteca escolar.
  • Cartões para escrever mensagens de oferta simbólica.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard