Estratégia > Avaliação

Avaliação da biblioteca escolar 2022

A avaliação das bibliotecas é hoje uma prática consolidada nas escolas, resultado da aplicação generalizada do Modelo de avaliação da biblioteca escolar, que se tem vindo a afirmar, nos últimos anos, como um instrumento orientador de boas práticas e, simultaneamente, indutor de uma cultura de avaliação. 1

No novo ciclo de avaliação, 2021/ 2023, mantém-se o princípio de alternância das etapas de implementação dos processos de melhoria e de avaliação da biblioteca escolar. Deste modo, as bibliotecas deverão elaborar, nesta fase, o Plano de melhoria, tendo em consideração: 

Na elaboração do Plano de melhoria, a concretizar nos próximos dois anos letivos, as escolas devem equacionar a inclusão de ações estratégicas e sistemáticas que, integrando o plano de atividades da biblioteca, contribuam efetivamente para superar as fragilidades identificadas no anterior ciclo avaliativo. 

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A apresentação do Plano de melhoria no Sistema de informação decorrerá de 01 de outubro a 30 de novembro. No final do ano letivo, as bibliotecas deverão elaborar o respetivo Relatório de execução do plano de melhoria, a submeter de 8 de junho a 22 de julho de 2022


A lógica sequencial do modelo de avaliação, alternando a implementação de estratégias de melhoria com a avaliação dos resultados, recomenda a que se mantenham, neste ciclo, os critérios de seleção das bibliotecas do ensino básico e/ou do ensino secundário: 

N.º de professores bibliotecários:
N.º de bibliotecas a avaliar:
Observações: privilegiar a biblioteca que tenha obtido resultados inferiores a três num ou mais domínios de avaliação em 2019/ 2021. Em igualdade de circunstâncias, dar preferência à biblioteca da escola sede ou àquela onde se verifique a necessidade de implementação de um plano de melhoria. 

N.º de professores bibliotecários: 2/ 3 
N.º de bibliotecas a avaliar: 2/ 3 
Observações: privilegiar as bibliotecas que tenham obtido resultados inferiores a três num ou mais domínios de avaliação em 2019/ 2021. Em igualdade de circunstâncias, dar preferência à biblioteca da escola sede e àquela(s) onde se verifique a necessidade de implementação de um plano de melhoria.

Preferencialmente devem ser selecionadas escolas que apresentem níveis de ensino sequenciais (ex. EB/JI+EB; EB+ES; EB/JI+EB+ES) e que, de acordo com os critérios referidos, tenha maior número de alunos. 


As escolas que, por motivos ponderosos, estejam impossibilitadas de efetuar os procedimentos de avaliação no corrente ano letivo deverão comunicar, até 30 de junho de 2022, as razões desse impedimento para avaliacao@mail-rbe.org

 

 


 1 Rede de Bibliotecas Escolares (2018). Modelo de avaliação da biblioteca escolar.
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