Media | 1º ciclo | Refletir | Cidadania e Desenvolvimento | Estudo do Meio | Inteligência Artificial
Reflexão sobre aspetos positivos e negativos da IA a partir de questões sugeridas por pequenas narrativas.
|
|
Objetivos
- Refletir sobre situações em que a IA está presente.
- Reconhecer aspetos positivos e negativos da IA.
 |
|
Desenvolvimento Em grande grupo:
- Breve conversa com os alunos acerca do que sabem sobre IA.
- Apresentação dos títulos de dez histórias curtas em que a IA intervém:
- Simão e o Youtube
- Mariana e o assistente Google
- O avô no hospital
- O carro do pai da Inês
- Uma menina estrangeira na sala
- O cartão Multibanco perdido
- Um vídeo estranho
- Publicidade no telemóvel da Matilde
- Notícias assustadoras
- Uma loja diferente
- Divisão da turma em dez grupos (pares ou grupos de três) e determinação de quem é o porta-voz de cada grupo.
- Cada grupo retira um cartão à sorte, de um conjunto que o professor lhe apresenta. (Ver recursos de apoio 1 e 2).Nota - Cada diapositivo é impresso num cartão ou colado no mesmo, com o símbolo da atividade no verso do mesmo. Cada grupo recebe dois cartões: o da história e o das perguntas)
- Leitura por cada grupo da história que ficou a seu cargo. Conversa entre os elementos do grupo para responder às perguntas que acompanham a história. Resposta à mesma por escrito nos cadernos.Nota - Estipular o tempo para esta tarefa.
- Projeção de cada uma das histórias e respetivas perguntas (Ver recurso de apoio 3)
- O porta-voz do grupo a quem calhou cada história partilha as respostas que deram às perguntas, seguindo-se um curto momento de discussão.Nota - Procurar-se-á que os alunos concluam que a IA não é, por si só, boa ou má, mas que pode ser usada com finalidades diversas, exigindo que cada um esteja bem atento e se interrogue.
- No seguimento desta atividade, os alunos podem preparar uma apresentação para os pais, recorrendo aos materiais disponibilizados para esta atividade, ou a outros.
 |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Compreende que os media transmitem informação e veiculam valores. 7. Identifica riscos e oportunidades associados à utilização dos media e à comunicação em linha (invasão da privacidade, roubo de identidade, consumo excessivo de media,…). 8. Identifica situações reais em que a ética na comunicação foi infringida. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media.  |
|
Articulação curricular possível 1.º Ciclo
- Cidadania e Desenvolvimento
- Estudo do Meio
 |
|
Recursos
|