Media | 1º ciclo | Refletir | Cidadania e Desenvolvimento | Estudo do Meio | Inteligência Artificial 
Reflexão sobre aspetos positivos e negativos da IA a partir de questões sugeridas por pequenas narrativas.
 
 
 
 

Objetivos

  • Refletir sobre situações em que a IA está presente.
  • Reconhecer aspetos positivos e negativos da IA.

 

Desenvolvimento

Em grande grupo:

  • Breve conversa com os alunos acerca do que sabem sobre IA.

  • Apresentação dos títulos de dez histórias curtas em que a IA intervém:
    • Simão e o Youtube
    • Mariana e o assistente Google
    • O avô no hospital
    • O carro do pai da Inês
    • Uma menina estrangeira na sala
    • O cartão Multibanco perdido
    • Um vídeo estranho
    • Publicidade no telemóvel da Matilde
    • Notícias assustadoras
    • Uma loja diferente

  • Divisão da turma em dez grupos (pares ou grupos de três) e determinação de quem é o porta-voz de cada grupo.

  • Cada grupo retira um cartão à sorte, de um conjunto que o professor lhe apresenta. (Ver recursos de apoio 1 e 2).
    Nota - Cada diapositivo é impresso num cartão ou colado no mesmo, com o símbolo da atividade no verso do mesmo. Cada grupo recebe dois cartões: o da história e o das perguntas)

  • Leitura por cada grupo da história que ficou a seu cargo. Conversa entre os elementos do grupo para responder às perguntas que acompanham a história. Resposta à mesma por escrito nos cadernos.
    Nota - Estipular o tempo para esta tarefa.
  • Projeção de cada uma das histórias e respetivas perguntas (Ver recurso de apoio 3)

  • O porta-voz do grupo a quem calhou cada história partilha as respostas que deram às perguntas, seguindo-se um curto momento de discussão.
    Nota - Procurar-se-á que os alunos concluam que a IA não é, por si só, boa ou má, mas que pode ser usada com finalidades diversas, exigindo que cada um esteja bem atento e se interrogue.
  • No seguimento desta atividade, os alunos podem preparar uma apresentação para os pais, recorrendo aos materiais disponibilizados para esta atividade, ou a outros.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Compreende que os media transmitem informação e veiculam valores.
7. Identifica riscos e oportunidades associados à utilização dos media e à comunicação em linha (invasão da privacidade, roubo de identidade, consumo excessivo de media,…).
8. Identifica situações reais em que a ética na comunicação foi infringida.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo

  • Cidadania e Desenvolvimento
  • Estudo do Meio

 

Recursos

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard