Bibliotecas > Práticas

Escape Room: Biblioteca, Ciência e Tecnologia

A biblioteca da Escola Básica de Trigal de Santa Maria, Braga, do Agrupamento de Escolas de Trigal de Santa Maria, Braga, num trabalho colaborativo com várias disciplinas, desenvolveu uma atividade assente na estratégia Escape Room. A atividade decorreu no espaço da biblioteca escolar, transformada em cenário de desafios, organizados por estações, em que cada uma das disciplinas participantes colocou os alunos à prova, de acordo com a sequência seguinte:

  1. Após entrarem na biblioteca, os alunos são organizados em 4 grupos. A porta da biblioteca é encerrada com um cadeado, sendo explicado aos alunos que acabam de entrar numa aventura, em que cada equipa tem que resolver desafios para descobrir o código para abrir, novamente, a porta da biblioteca.

  2. A primeira etapa consiste em rebentar um balão com sumo de limão, dentro do qual encontram um número que corresponde ao desafio seguinte.

  3. A atividade continua, com os grupos a circularem pelos desafios, com 10 minutos para executar cada um. Terminado o tempo, sem encontrarem a solução, o desafio é considerado como não superado.

  4. Completados os quatro desafios, cada grupo tem que descobrir três números escritos com tinta invisível, com recurso a uma luz ultravioleta. Esses números são a chave para abrir o cadeado que fecha a porta da biblioteca.

  5. Ganha o Escape Room, o grupo que realizar corretamente os quatro desafios, com o menor tempo, e que consiga encontrar o código do cadeado para abrir a biblioteca.

Cada atividade/desafio foi adaptada e adequada aos diferentes anos de escolaridade, implicando conhecimentos das diferentes disciplinas e a utilização de recursos da biblioteca escolar. Em cada estação estavam alunos colaboradores, para apoiar o desenrolar das atividades.

Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top em fevereiro de 2023.

Objetivos
1. Desenvolver competências de pesquisa da informação.
2. Aplicar aprendizagens realizadas nas aulas.
3. Promover o trabalho prático e experimental, fomentando uma abordagem STEM.
4. Proporcionar aprendizagens significativas.
Destinatários
2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico
Parcerias
Docentes de Matemática, Física e Química, Ciências Naturais e TecnoIogias de Informação e Comunicação.
Data: 06.02.2023
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard